No páreo

Josianne Ritz com colaboração dos editores do Jornal do Estado

No páreo
O deputado estadual Durval Amaral (DEM) não jogou ainda a toalha na disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas (TC), embora o governador Roberto Requião deva indicar o irmão Maurício Requião para o posto. Na semana passada, ele mostrou à  bancada do PT da Assembléia Legislativa que está  disposto  a seguir na briga até o fim. Os deputados petistas estão sabatinando os candidatos à vaga de conselheiro que será aberta, com a aposentadoria compulsória de Henrique Naigeboren. Já foram ouvidos pela bancada o secretário estadual de Educação,Mauricio Requião.O próximo a ser ouvido é o procurador do TC, Gabriel Guy Léger.


Falta de notícias
O líder da oposição, deputado Rossoni (PSDB) acusa o governo Requião de falta de transparência ao não publicar informações sobre os gastos com a produção do jornal “Notícias do Paraná”. A omissão de dados foi revelada em reportagem publicada ontem pelo JE. “Todas as informações que são fornecidas são truncadas. Eles não querem esclarecer nossos questionamentos”.


Nem na Copa
O ministro Caputo Bastos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou recurso ajuizado pelo deputado estadual Geraldo Cartário Ribeiro (PMDB-PR) contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que o condenou a pagar multa por propaganda eleitoral fora de época.  O parlamentar foi condenado por distribuir panfletos no município Rio Negro (PR) com mensagem de apoio à Seleção Brasileira.


Ducci sai
O vice-prefeito Luciano Ducci deixa o comando da Secretaria Municipal da Saúde na próxima sexta-feira, dia 24. Por decisão pessoal, sai para se colocar à disposição do prefeito Beto Richa no caso de uma possível repetição da aliança partidária estabelecida em 2004 e dentro dos prazos previstos pela lei eleitoral. O posto será assumido interinamente pela superintendente executiva do órgão, Edimara Fait Seegmüller.


Troca
O secretário Municipal do Trabalho e Emprego, Manassés Oliveira (PRTB), reassume sua cadeira na Câmara de Curitiba amanhã. Cumpre o prazo de seis meses antes das eleições, estabelecido por lei, para a desincompatibilização. Deixa a Casa o suplente, vereador João do Suco (PSDB).


Ainda é cedo
O presidente do diretório estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, garante que ainda é cedo para discutir quem será o candidato à vice na chapa encabeçada pelo prefeito Beto Richa (PSDB) na disputa pelo Executivo da Capital em outubro. “O DEM tem uma série de bons nomes para vice. É um direito deles esta reivindicação. Esta decisão será tomada em conjunto com todos os partidos aliados, mas ainda é cedo”.


Reajuste
Os 35 mil servidores públicos ativos e inativos de Curitiba irão receber reajuste salarial já a partir de abril. O índice de 6%, proposto pela Prefeitura a título de reposição da inflação (5,43%) e aumento real (0,57%), foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Municipal, ontem, com maioria de votos. O reajuste, que será pago em parcela única.


Antidrogas
 A criação da Secretaria Antidrogas Municipal (SAM), destinada a reduzir índices de violência e outros crimes ligados ao tráfico de drogas em Curitiba e a abertura de crédito adicional para sua implantação e atividades também foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores. As propostas são de autoria do prefeito Beto Richa e foram votadas ontem na Câmara de Curitiba, em primeiro turno.



Em alta
A Assembléia Legislativa aprovou ontem por unanimidade, em primeira discussão o Projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas potencialmente poluidoras de contratarem responsável técnico em meio ambiente.


Em baixa
Antonio Belinati (PP) cobrou do governador Roberto Requião a imediata concessão do Vale Transporte e do auxílio alimentação para todos os servidores públicos estaduais. Belinati pediu que o governador implante, também, o salário mínimo regional para os servidores.