Novo time

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

Hoje, depois da escolinha, o governador Orlando Pessuti (PMDB) reúne a imprensa às 11 horas para anunciar o nome de sete novos secretários. A maior expectativa é em torno do substituto de Luiz Fernando Delazari no comando da Secretaria de Estado da Segurança. Pessuti já adiantou ontem que o diretor administrativo e financeiro da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Juarez Miguel Rossetim, é o novo presidente interino da companhia. O ex-presidente Rafael Greca deixou o cargo no final de março para concorrer às eleições deste ano.

Pessuti com Alencar
Na quinta-feira pela manhã, o governador Orlando Pessuti (PMDB) aproveita a viagem a Brasília para fazer uma visita de cortesia ao vice-presidente José Alencar (PRB). Pessutão vai ao Distrito Federal para tratar da multa que o Paraná paga todos os meses por desrespeitar o contrato assinado na época da privatização do Banestado.

Despedida
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) se despede hoje da liderança do governo na Assembleia Legislativa. Romanelli está saindo para que o governador Orlando Pessuti (PMDB) escolha um novo líder. O peemedebista se indispôs com Pessuti depois de ser apontado como um dos principais articuladores do apoio do partido à candidatura do tucano Beto Richa (PSDB) ao governo.

Dança das cadeiras
Ainda não está definido quem será o líder de Pessuti. Entre os cotados estão o atual líder da bancada do PMDB, Waldyr Pugliesi, além dos deputados Artagão Junior e Nereu Moura. Caso Pugliesi seja confirmado no cargo, pode haver uma troca de posições, com Romanelli assumindo a liderança da bancada do partido. O ex-governador Roberto Requião também continua articulando para assumir a presidência estadual do PMDB, no lugar de Pugliesi, que porém, resiste em deixar o cargo.

Constrangimento
O evento da OAB foi palco de um encontro entre os três principais pré-candidatos ao governo do Paraná. O senador Osmar Dias (PDT) e o governador Orlando Pessuti (PMDB) demonstraram afinidade e conversaram animadamente. Já Dias e Beto Richa (PSDB) – antigos aliados – mal trocaram cumprimentos. O tucano alias ficou constrangido de sentar-se ao lado do pedetista. Na primeira oportunidade que surgiu, cedeu o lugar ao presidente da OAB, José Lúcio Glomb.

Ex-autoridades
Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) não tiveram o menor constrangimento de subir no palco da OAB hoje quando as autoridades foram convidadas para compor a foto oficial do movimento de defesa da instalação do Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná. Ao que consta, Richa é apenas ex-prefeito e Gleisi ex-presidente do PT. Ou seja, ex-autoridades.

Sem chance
Mesmo sem querer, o presidente do DEM/PR, deputado Abelardo Lupion, confirmou ontem que o partido irá rachado para a disputa das eleições de outubro no estado.Independente da decisão da convenção, não apoiarei o Beto Richa. Assim como não vou exigir que ninguém apóie o Osmar Dias. A ideia é liberar os deputados para que apóiem quem quiser. Na convenção vamos decidir para quem vai nosso tempo de televisão, afirmou.

Chá de sumiço
O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), está se esforçando para evitar a imprensa a qualquer custo. Apesar de apoiar a candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo, Justus não apareceu na manifestação organizada pelos Democratas na manhã de ontem para declarar apoio ao tucano. Na parte da tarde, Justus foi a única autoridade ausente do evento organizado pela OAB para reivindicar a instalação de uma sede do Tribunal Regional Federal no Paraná.

Reforço
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aderiu ao grupo dos caça-fantasmas, formado por entidades estudantis e sindicais para pressionar pela investigação e responsabilização dos envolvidos nas denúncias de irregularidades na Assembleia. Amanhã, o grupo pretende fazer a terceira manifestação no Centro Cívico. E espera, com a adesão do MST, contar com o reforço de 500 a 600 integrantes do movimento.

Falso moralismo
O vereador Algaci Túlio (PMDB) disparou na sessão de ontem da Câmara de Curitiba contra a colega de parlamento, Renata Bueno (PPS). O peemedebista não gostou do fato da vereadora ter distribuído nota a imprensa na semana passada criticando o projeto – por ele apresentado – que proíbe a venda das pulseiras do sexo. Tem gente que vem aqui com falso moralismo. Não se discute projeto através da mídia, mas aqui no parlamento, afirmou Algaci.

Dentista
O juiz Edson Jacobucci Rueda Junior, de Campo Mourão, determinou o afastamento do secretário municipal de Saúde, Paulo Adriano Davidoff. Ele é acusado pelo Ministério Público de acumular a secretaria como trabalho de dentista em um consultório particular. Conforme a liminar, a partir da intimação, o prefeito Nelson José Tureck tem 24 horas para afastar o secretário de sua função.

Cargos
O Ministério Público também entrou com ação civil pública pedindo a proibição da contratação de trabalhadores sem concurso público, excetuados cargos de confiança e contratos temporários previstos em lei, no município de Roncador. A ação foi motivada por notícias de diferentes contratações irregulares de servidores sem concurso público fora das hipóteses autorizadas legalmente.

Parabólica
Amanhã , às 20 horas, o empresário carioca José Isaac Peres receberá o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A cerimônia acontecerá no plenário do palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba. A proposição da entrega deste título é de iniciativa do vereador Celso Torquato.O economista José Isaac Peres (nascido em 18 de julho de 1940) é presidente do Conselho de Administração e diretor presidente da Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A., empresa responsável pela execução de cerca de 350 empreendimentos em todo o Brasil, tendo comercializado mais de 35 mil unidades comerciais nos últimos trinta e cinco anos. Em Curitiba, a Multiplan é a empresa responsável pela construção e administração do Park Shopping Barigui, em funcionamento desde novembro de 2003

Em alta
Lideranças políticas, empresariais e membros do Poder Judiciário reuniram-se ontem na sede da Ordem dos Advogados do Brasil para discutir a criação de novos Tribunais Regionais Federais no país. A medida faz parte da Proposta de Emenda Constitucional 544/2002, do Senado.

Em baixa
Por maioria dos votos – oito a cinco – os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram revogar a prisão preventiva do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido). A maior parte dos integrantes da corte seguiu o relatório do ministro Fernando Gonçalves, relator do inquérito 650DF.