O filho é teu

Bem Paraná

À boca pequena, mesmo os deputados estaduais do PMDB alinhados ao pensamento requianista deixam claro que não vão mexer uma palha para ajudar o candidato do partido à prefeitura de Curitiba, Carlos Moreira Jr. Entre os parlamentares, o pensamento é de que “quem pariu Mateus que embale”. Ou seja, já que Requião bancou e impôs a candidatura de Moreira mesmo contra a vontade das lideranças e desprezando as evidências de que ele não teria chances nenhuma na disputa, a responsabilidade por “empurrar” o ex-reitor é exclusiva do governador.

Que otimismo
Ainda sem pontuar nas pesquisas,  Moreira, acredita que ainda pode conquistar a preferência do eleitorado. A arma principal será a propaganda eleitoral de rádio e TV. “Faltam 50 dias para a eleição. A vitória só depende de nossa energia, trabalho e determinação. A partir da campanha na televisão e no rádio, vamos começar a subir nas pesquisas, ninguém nos segura”, garante.

Freio
Mais de 40% dos 528 projetos apresentados pelos deputados estaduais no primeiro semestre deste ano envolvem a concessão de títulos de utilidade pública para entidades filantrópicas ou de cidadão honorário e benemérito. Os números são do deputado Mauro Moraes, que apresentou dois projetos para reduzir essa “produção legislativa”. Um deles estabelece que cada deputado só poderá apresentar uma proposta de concessão de utilidade pública por ano. E que os títulos de cidadão honorário e benemérito só poderão ser propostos pelos partidos representados na Casa.

Bingos
O Congresso Nacional analisa dezenas de projetos de lei propondo a regulamentação do funcionamento dos bingos. O assunto já foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) , em 2005, que pediu o indiciamento de 79 pessoas. Agora, deputados voltam a defender a reabertura das casas de jogos, desta vez vinculando parte da arrecadação dos bingos para área da saúde. No Paraná, a questão vem sendo explorada politicamente pelo governador Requião que é contra as casas.

Empresários
O prefeito Beto Richa será o primeiro dos candidatos à Prefeitura a se encontrar, no próximo dia 25, às 18 horas, com empresários na Associação Comercial do Paraná. Richa falará sobre sua proposta de trabalho e recolherá sugestões a serem apresentadas pela ACP. O segundo candidato a reunir-se com os empresários será Ricardo Gomyde (PC do B), no dia 1º de setembro. A seguir, será a vez do ex-reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior (PMDB), no dia 9. Depois, os membros da ACP se reunirão com a petista Gleisi Hoffman, no dia 15; com Maurício, do Partido Verde, no dia 22 e com Fábio Camargo (PTB), no dia 29.

Pesquisa (I)
Entre hoje e 27 de agosto, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a Secretaria Estadual de Educação vão realizar, pela internet, uma pesquisa com estudantes, professores e diretores de 5ª a 8ª séries de escolas públicas do Estado. O objetivo é fazer um diagnóstico dos programas de capacitação dos professores realizados no período entre 2004 e 2007. Os questionários estarão disponíveis no site da Secretaria de Educação (www.seed.pr.gov.br).

Pesquisa (II)
O levantamento está sendo realizado em âmbito nacional, pelos Tribunais de Contas brasileiros (da União, de Estados e Municípios) e integra um projeto piloto de auditoria operacional. O resultado desse levantamento deverá ser divulgado até o final do ano. Auditoria operacional é um procedimento de controle externo que busca avaliar programas governamentais desde a concepção até o resultado final, para verificar se suas metas foram atingidas.

Em alta
Nos comitês da cidade só se fala no HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO DE TV E RÁDIO, que começa amanhã. O fim de semana foi de ajustes, gravações e regravações para candidatos a vereador e a prefeito. É esperar para ver.

Em baixa
O senador Osmar Dias (PDT) defende que a pauta de votações no Congresso Nacional seja mantida independentemente do processo eleitoral nos municípios. “O Senado não pode deixar de votar matérias importantes nesse período”, afirmou.