Outra guerra

Bem Paraná

Com a reeleição do governador Roberto Requião, o vice Orlando Pessuti deve abrir mão do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas para o qual foi escolhido em votação da Assembléia Legislativa. A oposição vai defender a tese de que o segundo deputado mais votado para o cargo, no caso o pefelista Durval Amaral (PFL), assuma a vaga. Requião e a base de apoio vão tentar forçar uma nova eleição o mais rápido possível para escolher alguém do grupo. Entre os cotados, está o próprio deputado Hermas Brandão (PSDB). Entre os que cobiçam a indicação, estão o deputado Rafael Greca (PMDB) e Natálio Stica (PT), que não foram reeleitos.


Escalada
Os ataques do governador reeleito Roberto Requião (PMDB) aos jornalistas paranaenses continuam repercutindo. Os vereadores apresentaram uma moção de apoio e solidariedade como desagravo ao Sindicatos de Jornalistas e Proprietários de Jornais do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Associação Brasileira de Imprensa e de Rádio pelas inoportunas, inadequadas e agressivas palavras pronunciadas pelo peemedebista na última segunda-feira. Dos 38 vereadores, 36 assinaram a moção.


Condição
A direção estadual do PT não se entusiasmou com as declarações do governador reeleito Roberto Requião (PMDB), de que o partido terá lugar no primeiro escalão do próximo mandato. Diz que só aceitará ocupar postos caso a negociação passe por uma conversa formal com as instâncias partidárias – leia-se, a Executiva Estadual, comandada pelo deputado federal eleito André Vargas – que passou o primeiro governo às turras com Requião.


Em crise
Ninguém acredita que o governador vá aceitar essa condição, o que provavelmente reabrirá a eterna crise entre ele e o partido – sufocada pelos interesses em comum na campanha eleitoral. Em, resumo, o paz e amor entre PT e PMDB já tem data para acabar.


Férias
Passado o furacão da eleição, todos aproveitam o feriado para descansar. O governador reeleito Roberto Requião vai para a Bahia. Já o senador Osmar Dias (PDT) viajou ontem para São Paulo onde faria exames na pernas operadas antes da campanha, depois segue para a tão falada fazenda Lagoa da Prata, em Tocantins.



Tô fora
Na oposição, ninguém por enquanto arrisca uma candidatura à Mesa Executiva da Assembléia. “Não participo de negociação. Não opino. Não disputo cargo”, avisa o atual líder oposicionista na Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB). O tucano confirma, porém, que vai tentar se manter na liderança do bloco de oposição. “Estou mais preocupado em aglutinar os poucos deputados que vão estar na oposição”, admite.


Ele
Depois da coletiva  de segunda-feira, a tendência é que o governador Roberto Requião não convoque mais coletivas e só dê entrevistas às emissoras estatais.  Um leitor do Blog do Zé Beto deu uma idéia interessante para a próxima coletiva de Requião. Ele entrevista ele mesmo.


Em alta


O Governo Federal baixou o Decreto 5.950, de 31/10/2006, que reduz para 500 metros a distância no entorno das unidades de conservação em que é proibido o plantio de soja transgênica. No caso do algodão, a nova faixa limite mínima é de 800 metros


Em baixa


A eleição acabou e a ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA não conseguiu realizar uma sessão sequer. Há promessas de que na próxima segunda-feira tudo volte ao normal no Legislativo paranaense. Pelo menos é o que garantem os deputados  que circulam na Capital.