Pá de cal

Da Redação

A atitude do governador Requião e seu grupo mais próximo de avalizar e difundir as acusações contra o prefeito Beto Richa colocaram uma pá de cal no namoro entre peemedebistas e tucanos para as eleições de 2010. Mesmo os deputados do PMDB de Requião que sonhavam com essa aliança — incluindo uma vaga de vice na chapa de candidato ao governo encabeçada por Beto — já admitem que essa aproximação ficou praticamente inviabilizada.

Desalojados
Depois de três anos, os deputados chamados “tucanos de bico vermelho” — que ignoravam a postura de oposição do partido e votavam com o governo em troca de benesses para suas bases eleitorais — foram finalmente obrigados a sair do muro. Ontem, eles não conseguiam esconder a decepção com a atitude de Requião e seu grupo, que acabou colocando por água abaixo as articulações para que PMDB e PSDB estivessem juntos na eleição do ano que vem.

Território
O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), se irritou ontem com o bate-boca entre deputados que defendem o prefeito Beto Richa e os que vem utilizando o plenário para difundir as acusações. “A Assembleia não é local para discutir questões municipais. O lugar para isso é a Câmara de Vereadores”, reclamou.

Lotação
Justus afirmou ontem que a Casa não vai publicar a lista de funcionários com o local em que cada um deles trabalha no Portal da Transparência. Ele alega não ver necessidade de detalhar a lotação de cada assessor, muito menos especificar os gabinetes em que trabalham.

Caixa vazio
O TC decidiu fazer uma auditoria na Companhia de Desenvolvimento e Habitação de Guaratuba (Litoral do Paraná). O objetivo é apurar indícios de desvio de recursos da entidade no exercício de 2002, sob responsabilidade dos diretores André Márcio Borges e João Maria Camargo Ferreira. Segundo o relato de prestação de contas, não há comprovação de saldos em caixa e de recursos depositados em bancos em nome da companhia. O órgão está em processo de liquidação com inadimplente fiscais e sociais.

Lula vai
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) diz que mais de 2.500 políticos municipais confirmaram presença na “Marcha de Prefeitos”, que será realizada nos dias 14, 15 e 16 de julho. O tema deste ano é “Alternativas para Superar a Crise”. O presidente Lula, que comparece às marchas desde 2003, também deverá estar presente, segundo a CNM.

Válvula de escape
O deputado estadual Reni Pereira (PSB), que participou na manhã de ontem da audiência pública na Assembleia para discutir o projeto de lei que proíbe o consumo de cigarros em em recintos públicos de uso coletivo, está preocupado com a possibilidade de flexibilização da proposta. Segundo ele, a indústria do fumo no Paraná está se mobilizando de forma velada e sugerindo emendas para a manutenção de fumódromos em bares, boates e outros locais de concentração pública.

Assalto
O vereador de Curitiba Denilson Pires (DEM) foi assaltado ontem, na rua Mariano Torres, quando deixava uma agência bancária após fazer um saque para pagar funcionários. Pires foi rendido por dois assaltantes em uma moto na rua Nilo Cairo. Segundo ele, tudo indica que os assaltantes sabiam inclusive quanto ele tinha retirado do banco.

Limite
A Assembleia deu ontem um passo para acabar com o excesso de homenagens na Casa. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou projeto do deputado Mauro Moraes (PMDB) que restringe o número de títulos de Cidadão Honorário ou de Cidadão Benemérito concedidos por parlamentares.

Espaço
A proposta prevê que cada deputado poderá apresentar apenas um projeto de concessão de título por legislatura. A medida deve diminuir o número de sessões solenes em que homenageados recebem o título, o que acaba muitas vezes ocupando o espaço das votações e debates no plenário.

Agenda
Começou ontem o recadastramento dos servidores públicos estaduais da ativa, com data de nascimento em julho. O recadastramento é obrigatório a todos os funcionários públicos, de todos os quadros, cargos e funções.

Em alta
O prefeito BETO RICHA entregou ontem mais três empreendimentos do programa habitacional do município, beneficiando 227 famílias que estavam inscritas no cadastro da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

Em baixa
A SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA admitiu ontem erro ao prender e culpar Juarez Ferreira Pinto pelo crime do Morro do Boi, com o surgimento de novo suspeito, o ex-segurança Paulo Delci Unfried que confessou o crime.