Parabólica

Bem Paraná

Boi na linha
A Procuradoria de Investigações Criminais (PIC) de Curitiba irá abrir novos processos nos próximos dias para indiciar outras pessoas envolvidas no caso das escutas telefônicas clandestinas realizadas pelo policial civil Délcio Augusto Razera, que está preso na Delegâcia de Furtos e Roubos, na Vila Izabel. Os advogados dos envolvidos especulavam ontem no tribunal de Campo Largo que diversos jornais estariam recebendo CDs e DVDs contendo grampos envolvendo diversos políticos paranaenses. Entre eles, o ex-presidente da Cohapar, Luiz Cláudio Romaneli, secretário do PMDB e o ex-chefe da Casa Civil, Caíto Quintana.


Marcação
A maioria dos advogados dos 20 indiciados pela PIC na segunda-feira, por formação de quadrilha, estiveram ontem no juizado de Campo Largo. Todos queriam tomar conhecimento dos depoimentos realizados nos últimos 15 dias. Mas não obtiveram sucesso. O processo estava na sala do juiz Gaspar Luiz Mattos de Araújo Filho para apreciação. Somente hoje será enviado para o cartório.


Multas
A juíza Gisele Lemke, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), confirmou ontem a condenação do governador licenciado e candidato Roberto Requião e da Televisão e Rádio Educativa (RTVE) por propaganda ilegal e uso eleitoral da televisão e da rádio por Requião. A única mudança na sentença da juíza foram as reduções nas multas que Requião e a TVE serão obrigados a pagar. Na condenação anterior, Lenk obrigava Requião a pagar multa de 52 mil Ufirs, o que corresponde a pouco mais de R$ 52 mil. Já a Educativa havia sido condenada a pagar multa de Ufirs 60 mil por propaganda irregular do governador. Com a mudança, Requião será obrigado a pagar 15 mil Ufirs e a Educativa 20 mil Ufirs.

Mais uma
O procurador da República no Distrito Federal, Gustavo Pessanha Velloso, informou na segunda-feira que foram encontrados indícios de envolvimento do deputado federal paranaense José Janene (PP) na chamada máfia dos vampiros, que atuava no Ministério da Saúde. Janene foi também um dos articuladores do esquema do mensalão na Câmara. Pessanha disse que os dados apurados serão enviados ao Supremo Tribunal Federal, porque Janene, como parlamentar, tem foro privilegiado.


Rebate
A Secretaria Estadual de Obras Públicas (SEOP) rebateu as afirmações da coligação do “Voto Limpo” – Rubens Bueno (PPS) governador – e informou que a maioria dos hospitais citados por Requião (PMDB) na propaganda gratuita estão de fato em funcionamento. De acordo com a SEOP, o Hospital Regional de Ponta Grossa já foi licitado e teve a ordem de serviços assinada há dois meses.


No caminho
A reforma e ampliação do Hospital Zona Norte de Londrina e Hospital Zona Sul de Londrina já estariam em andamento; e, ainda segundo a Secretaria, as obras no Pronto Socorro do Hospital Universitário de Londrina estariam em fase de licitação. O órgão do governo garante que o Hospital de Paranavaí está em pleno funcionamento. O Hospital Municipal de Quedas do Iguaçu já teria 87% das obras concluídas.

Em alta
Duzentos alunos de escolas municipais participaram de uma eleição simulada dentro do projeto ELEIÇÕES LIMPAS da Associação dos Magistrados Brasileiros. A idéia foi preparar os jovens para o voto consciente. Na simulação, empate no primeiro turno entre o boto e a coruja.

Em baixa
Com as boas chuvas no Paraná nas últimas semanas a Sanepar vem mantendo suspenso o rodízio no abastecimento de água. Mas desde então o consumo voltou aos patamares normais. Parece que o consumidor esqueceu como economizar.
* Esta coluna foi elaborada por Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.