Começou a pressão dos servidores estaduais por conta dos reajustes e benefícios. Neste sábado, todos os trabalhadores em educação pública do Paraná estão convidados para participar das assembléias estaduais ordinária e extraordinária da APP-Sindicato, que serão realizadas a partir das 8h30, no auditório do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. Na reunião, será debatido o andamento das negociações com o governo, destacando a equiparação salarial e definido o calendário de mobilização da entidade para este ano, tendo em vista a pauta nacional da categoria.
Pressão (II)
Na segunda-feira, será a vez dos funcionários estaduais da saúde, que estarão mobilizados no Centro Cívico, em Curitiba, a partir das 10 horas. Os trabalhadores tentarão estabelecer diálogo com os secretários da Saúde Gilberto Martin e da Administração Maria Marta Lunardon para encaminhar as negociações de interesse da categoria. Na pauta de reivindicações, a necessidade de reajuste dos salários e das gratificações que compõem os vencimentos, a urgência em fazer concurso público e elaboração (com a participação dos servidores) de um Plano de Carreira próprio para o quadro da saúde.
Pressão (III)
Os professsores das universidades estaduais já determinaram: indicativo de greve até o dia 5 de maio.
Dilma (I)
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, se encontra neste sábado com militantes do PT de Curitiba para reforçar a importância da cidade na estratégia nacional do partido para 2010. Petistas não escondem que Curitiba é uma das cidades prioritárias para o partido nas eleições municipais de outubro.
Dilma (II)
Dilma estará em Curitiba para outros dois compromissos. Pela manhã, reúne-se com empresários na sede do Cietep/Fiep para tratar das ações e projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Paraná. Esse encontro é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e pela Associação Comercial do Paraná. À noite, a ministra representa do presidente Lula no evento de inauguração do Teatro da Universidade Positivo.
Dossiê
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) vai sugerir ao presidente do partido, senador Sérgio Guerra, que protocole uma representação no Ministério Público Federal para apurar a denúncia de envolvimento da principal assessora da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, na elaboração de um dossiê a respeito dos gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de sua família e de ministros da gestão tucana na presidência da República.
315 anos
O plenarinho da Assembléia ficou lotado na última sexta-feira, durante a sessão em homenagem aos 315 anos de Curitiba. “Nossa cidade se perfilou como um laboratório de soluções urbanísticas que a faz respeitada no cenário nacional e no exterior. Mas a obra mais importante de Curitiba é a sua gente. Esses descendentes de italianos, poloneses, ucranianos, libaneses, alemães, portugueses, africanos, japoneses, franceses e espanhóis, que se miscigenaram e formaram um povo solidário, culto e trabalhador”, lembrou o deputado Ney Leprevost (PP).
Formação
O PDT do Paraná realiza neste fim de semana, nas regiões Centro-Sul e Sudoeste do Estado, o Curso de Formação Política “Preparando o Caminho”, destinado aos pré-candidatos a prefeitos e vereadores nas eleições municipais de 2008.
Em alta
O prefeito Beto Richa cortou na sexta-feira bolo de 315 quilos, para celebrar o aniversário de 315 anos de Curitiba. Richa distribuiu fatias de bolo para algumas das quatro mil pessoas que participaram da megafesta na praça Santos Andrade.
Em baixa
A busca de um acordo de procedimentos para a votação de 13 medidas provisórias com prazo de tramitação vencido continua a ser prioridade dos partidos para a pauta da Câmara dos Deputados, trancada ainda por três projetos de lei com urgência constitucional.