Prorrogação

Josianne Ritz com a colaboração com editores do Jornal do Estado

A Executiva Estadual do PSDB prorrogou, por um ano, o mandato dos atuais diretórios municipais do partido no Paraná, que venceriam em outubro próximo. A decisão favorece o prefeito de Curitiba, Beto Richa, que disputa com o senador Alvaro Dias, a indicação de candidato tucano ao governo do Estado. O grupo de Richa tem o controle da maioria das direções municipais da legenda, que por sua vez, inclui os delegados que vão escolher o candidato ao governo, na convenção de junho de 2010.


Na minha
Alvaro – que participou da reunião de ontem – garantiu estar tranquilo em relação à prorrogação das direções municipais. Segundo ele, o acordo firmado com Beto Richa, com a participação da direção nacional do PSDB, prevê que o candidato ao governo será definido com base em pesquisas de intenção de voto, sem necessidade de disputa na convenção. “O dia em que as pesquisas disserem ‘fique na sua’, eu fico”, garantiu.


Chega pra lá
O líder do governo Requião na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), não gostou das declarações do presidente estadual de seu partido, deputado Waldir Pugliesi, que classificou como “voluntarismo” a iniciativa tomada por ele de se reunir com o senador Osmar Dias (PDT) para conversar sobre a possibilidade de uma aliança para a disputa pelo governo em 2010. Romanelli respondeu afirmando que Pugliesi tem é que “sair do isolamento” e se preocupar em viabilizar a candidatura do vice-governador Orlando Pessuti (PMDB).


Iceberg
As rusgas entre o líder governista e o dirigente peemedebista é apenas a “ponta do iceberg” do clima de guerra interna no partido do governador Roberto Requião – que aliás, é o principal fomentador desses conflitos. Foi o próprio Requião que ordenou Romanelli a procurar Osmar Dias, enquanto publicamente jura apoio a Pessuti, e nos bastidores, trabalha para reunir o maior apoio possível para sua candidatura ao Senado.


Beabá
O PMDB do Paraná está publicando em seu site oficial um informativo com o título “Manual Prático de Campanha – 15 Passos para Vencer uma Eleição”. O material é assinado pelo sobrinho do governador Requião, João Arruda (PMDB) e o assessor jurídico do partido, Clóvis Augusto Freitas da Costa.


Fiscalização
“Para evitar o mau uso do dinheiro público, nós criamos uma rede de fiscalização inédita no Brasil, que acompanhará os investimentos do governo federal na Copa do Mundo de futebol”, afirmou o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, deputado federal Sílvio Torres (PSDB-SP), ontem na Câmara Municipal de Curitiba. Pela primeira vez no País, as comissões de fiscalização da Câmara dos Deputados e do Senado Federal atuarão juntamente com o Tribunal de Contas da União (TCU) e os Tribunais de Contas estaduais, fiscalizando a gestão dos recursos e divulgando o andamento das obras.


Outra história
Com isso o parlamentar, que também é presidente da Subcomissão da Copa de 2014 e membro da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, quer evitar suspeitas como as que foram levantadas contra os Jogos Pan-Americanos realizados na cidade do Rio de Janeiro, em 2007. O TCU, por exemplo, investiga superfaturamento em serviços de hotelaria da Vila do Pan-Americano, que custaram R$ 2,7 milhões aos cofres públicos.


Pré-sal
O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) acha difícil que os projetos de lei que regulamentam a exploração do petróleo do Pré-sal sejam votados até novembro se as comissões especiais para analisá-los na Câmara dos Deputados não forem instaladas nesta semana. Mesmo que isso aconteça, o parlamentar paranaense considera que a tramitação dos projetos será muito complexa em virtude dos interesses específicos de cada um dos estados brasileiros. “As motivações políticas e os conflitos federativos que paralisaram a reforma tributária voltam fortes na discussão do Pré-sal”, avalia Rocha Loures.


Tribuna
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou ontem, em primeiro turno, resolução que altera o regimento interno da Casa. Entre as mudanças está o uso da palavra pela liderança da oposição, por cinco minutos, na parte final do grande expediente das sessões no plenário. A resolução também altera o horário das sessões, que passarão a ter início às 14h30, e não mais as 16 horas.


Agenda
A Superintendência Regional do Trabalho do Paraná e o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos)  realizam hoje, das 10h às 13h, a cerimônia de lançamento do Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, a realizar-se no Hotel Elo Inn Curitiba, situado à Rua  Augusto Stellfeld, 456, Centro, em Curitiba.



Em alta
O senador Alvaro Dias (PSDB/PR) recebeu  o prêmio Top Blog 1. O blog do senador ficou em primeiro lugar no júri popular. O Top Blog Prêmio é um incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, com votação popular e acadêmica, os blogs .


Em baixa
O Ministério Público de Campo Mourão protocolou ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito reeleito do município, Nelson Tureck (PMDB). Isso porque ele nomeou dois advogados sem experiência para chefiar empresa de tecnologia.