alianças
Pura democracia
Representantes das bancadas estadual e federal do Democratas declaram hoje apoio irrestrito a candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo do Paraná. A manifestação está marcada para às 10 horas, no hotel Full Jazz, em Curitiba. É esperada a presença de Alceni Guerra, Eduardo Sciarra, Cassio Taniguchi, Luciano Pizzato, Osmar Bertoldi, Plauto Miro, Durval Amaral, entre outros. A ala pró-Beto do Democratas quer deixar clara sua preferência ao presidente estadual da legenda, deputado Abelardo Lupion, que sonha em apoiar o projeto eleitoral do senador Osmar Dias (PDT). Nas últimas semanas, Lupion deixou claro inclusive que, para apoiar o pedetista, dividiria palanque até o PT – inimigo histórico. A luta de Lupion tem uma explicação bem simples. Pré-candidato ao Senado, o cacique do DEM adoraria ver o senador Osmar Dias disputar o Palácio das Araucárias e assim ficar fora da briga pela reeleição.
Omissão
Militantes do PT andam incomodados com o silêncio do partido em relação as acusações de irregularidades na Assembleia. Até agora, a direção da legenda não fez qualquer pronunciamento oficial sobre o caso. Muito provavelmente porque a quase totalidade da bancada petista não só votou pela eleição da atual Mesa Executiva, como compõe a mesma, com Elton Welter no cargo de terceiro secretário.
Em Londrina
Realmente o mar não está pra peixe no relacionamento entre petistas e pedetistas no Paraná. Em Londrina, o deputado federal André Vargas (PT) não ficou nada satisfeito com o prefeito Barbosa Neto (PDT), que teria se apropriado dos méritos da liberação de R$ 6,5 milhões em recursos federais para as obras do Teatro Municipal de Londrina. O forte do Prefeito Barbosa Neto não é lealdade. Divulgou um release dizendo que graças a ele o recurso de 6.500.000, para o teatro foi liberado. Mesmo tendo trabalhado no Projeto do Teatro Municipal desde antes de minha posse como Deputado Federal, a Prefeitura não cita os parceiros, disparou Vargas via twitter.
Vai ficando
O governador Orlando Pessuti (PMDB) está tendo dificuldades para encontrar algum abnegado disposto a assumir o comando da Secretaria de Segurança. O delegado da Polícia Federal, Reinaldo de Almeida Cesar, foi convidado para a função, mas preferiu declinar. Enquanto não aparece um substituto, o atual secretário, Luiz Fernando Delazari, vai mexendo os pauzinhos nos bastidores para tentar se manter no cargo. Já avisou que só sai se saírem com ele. Pedir demissão nem pensar. Diante da indefinição, os policiais militares e civis também ficam inseguros, aguardando as mudanças. É esperar para ver.
Pressa
O governador Orlando Pessuti nomeou na sexta-feira o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Ney Amilton Caldas Ferreira, ao cargo de secretário-chefe da Casa Civil. Hoje, Ney já deve se reunir com a bancada de apoio na Assembleia Legislativas. A ordem é saber o que está pendente e se apresentar formalmente. Ele também deve ajudar na definição do novo líder do governo na Casa.
Almoço
A primeira-dama Regina Pessuti marcou um almoço com jornalistas na quarta-feira no Palácio das Araucárias. Detalhe: só jornalistas mulheres.
Câmara
Vidros
A proposta que prevê a instalação de vidros laminados resistentes a disparos de armas de fogo nas agências e postos de serviços bancários de Curitiba será discutida em plenário da Câmara Municipal hoje, a partir das 14h30. A iniciativa é do vereador Roberto Hinça (PDT). De acordo com o documento, os vidros deverão atender uma série de especificações, como película anti-spall, para a retenção de estilhaços, e nível de proteção III, de acordo com a norma internacional de blindagem do National Institute of Justice STD 0108.01. A proposição tem o objetivo de proteger vidas, quer sejam funcionários de agências, clientes e ainda transeuntes, ou seja, é um projeto de total abrangência da comunidade curitibana, justifica Hinça.
Outros
Também estão na ordem do dia a votação da redação final da mensagem do Executivo que estabelece a revisão anual dos vencimentos dos servidores municipais e o projeto de lei que pretende ampliar o esclarecimento e a conscientização sobre a esclerose múltipla durante uma semana inteira de campanhas e atividades, em segundo turno. A autoria é do vereador Jairo Marcelino (PDT).
Ocupação
Amanhã, está previsto debate e votação de mensagem do Executivo que prevê regularização de ocupações irregulares no bairro Parolin, por meio de doação de áreas do município à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). A medida integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visando atingir as metas do programa Moro Aqui.
PARABÓLICA
No próximo dia 16 de abril, sexta-feira, às 9 horas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, a Comissão de Juristas encarregada da elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil fará audiência pública aberta ao segmento jurídico e a toda a comunidade. Na ocasião serão colhidas sugestões a respeito das idéias gerais sobre as quais a Comissão vem se debruçando.
O grupo é presidido pelo ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e composto por representantes de diversos estados brasileiros e conta com a participação de advogados, juízes, desembargadores, acadêmicos e representante do Conselho Federal da OAB, tendo como relatora Teresa Arruda Alvim Wambier. A comissão, nomeada pelo presidente do Senado, José Sarney, pretende até o final do mês de abril finalizar seu trabalho que, então, seguirá para a apreciação das duas Casas do Congresso Nacional. Devem participar da audiência em Curitiba os seguintes membros da comissão de juristas: Benedito Cerezzo Pereira Filho, Bruno Dantas, Jansen Fialho de Almeida, José Miguel Garcia Medina, além do presidente, Luiz Fux e da relatora, Teresa Wambier
Já foram realizadas audiências públicas nas cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Manaus sempre com a participação ampla dos diversos segmentos da área do direito. Nessas reuniões é facultada a fala ao público que deve se inscrever até o começo da audiência. Também são convidadas autoridades da região para se pronunciarem sobre as propostas apresentadas pela Comissão de Juristas. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.senado.gov.br/sf/senado/novocpc/reunioes.asp, ou pelo e-mail contato.novocpc@senado.gov.br, ou pelo telefone (61) 3303-5851.
O prazo para tirar o título de eleitor e transferir o domicílio eleitoral para as eleições de 2010 se esgota no dia 5 de maio. A data é também o limite para que eleitores atualizem os dados cadastrais nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno das eleições deste ano ocorre no dia 3 de outubro. O cidadão interessado em retirar o título eleitoral ou em implementar mudanças nos dados pode solicitar os serviços no site do TSE (www.tse.gov.br), na opção Título NET.
Em alta
Pesquisa sobre o mercado da TERCEIRA IDADE mostra que população brasileira com mais de 60 anos, tem renda mensal total de R$ 7,5 bilhões, e responde por 15% dos rendimentos de todos os domicílios no País e a totalidade dessa população (93%) tem renda própria.
Em baixa
Astronautas em uma caminhada espacial tiveram de apelar para um martelo e um pé-de-cabra para prender um novo tanque cheio de amônia à ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL (ISS) ontem, conseguindo introduzir um parafuso emperrado no lugar após duas horas de trabalho frustrante.