Reação

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O governador Roberto Requião (PMDB), como era de se esperar, não gostou nada do discurso feito pelo deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), que classificou sua gestão como uma “caricatura” por apostar nos conflitos e picuinhas políticas ao invés de se preocupar com os grandes problemas do Estado. Requião reagiu ao seu estilo, chamando Fruet de “desinformado e medíocre”.


Despeito
O que o peemedebista não consegue engolir é que Fruet – que deixou o PMDB justamente por não concordar com a maneira despótica com que Requião comanda o partido, submetendo a legenda aos seus caprichos e interesses pessoais – tornou-se desde então uma referência ética para o Estado no Congresso Nacional. Enquanto o governo requianista afunda em um mar de intrigas, muitas delas causadas por integrantes da própria administração, o deputado firma-se cada vez mais como uma das novas lideranças políticas paranaenses.


Projeto
Fruet é uma das estrelas das convenções municipais do PSDB de Curitiba e Londrina neste final de semana. Segundo ele, a confirmação das candidaturas a prefeito nas duas maiores cidades do Estado são o início da construção de um projeto de longo prazo para o governo do Paraná e para o Senado.


Festa tucana
No último fim de semana de convenções, a do PSDB promete chamar a atenção neste sábado, quando será homologada a candidatura do prefeito Beto Richa à reeleição. Na convenção, na sede social do Paraná Clube, também será homologada a chapa de candidatos a vereadores para a eleição municipal, em 5 de outubro.


No PPS
O PPS de Curitiba começa, oficialmente, a se preparar para a campanha das eleições municipais também neste sábado, quando realiza a convenção que vai homologar o nome dos 76 candidatos a vereador que vai lançar em coligação com o PRP. São 53 homens e 10 mulheres. A perspectiva é de eleição pelo menos 5 vereadores.


Intervenção
O PMDB resolveu intervir no diretório municipal do partido em Umuarama (região Noroeste do Estado). Tudo para evitar que os peemedebistas da cidade apóiem Fernando Scanavaca, candidato a prefeito pelo PDT, partido do senador Osmar Dias, que em 2006 deu um tremendo susto em Requião ao levar a eleição para o governo para o segundo turno, só vencida pelo governador por uma diferença mínima de dez mil votos.



Itaipu
A direção brasileira da Itaipu Binacional, a cargo do petista Jorge Samek, não gostou nada do relatório da ONG Transparência Internacional segundo a qual o contrato da usina entre Brasil e Paraguai “oportunidades para corrupção”. A entidade alega que as acusações foram feitas pelo representante da ONG no Paraguai Carlos Filártiga, e seriam uma “opinião pessoal e tendenciosa”.


Em forma
O ex-deputado federal Ricardo Gomyde resolveu aproveitar a convenção do PC do B deste sábado que deve confirmar sua candidatura à prefeitura de Curitiba para fazer exercício. Vai promover uma caminhada até o local do evento, no centro da Cidade, neste sábado, acompanhado do vice, o médico Mário Ferrari.


Em alta
A primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, encerrou-se às 17h desta sexta-feira Entretanto, o Paraná conseguiu superar a meta de 95%, ainda na tarde de quinta-feira. Uma vitória, ainda que  com a prorrogação.


Em baixa
O PCdoB avisa no material de divulgação a presença do governador Roberto Requião e o vice-governador Orlando Pessuti na convenção do partido, neste sábado. Só depois explica que eles  gravaram em vídeo depoimentos de apoio ao candidato Ricardo Gomyde.