Reencontro

Bem Paraná

Antes de se reeassumir o governo hoje à tarde, o governador reeleito Roberto Requião (PMDB) se reúne pela manhã em Brasília com o presidente Lula. O convite veio do petista, que está promovendo uma série de encontros com os governadores eleitos buscando reforçar sua base de apoio para o próximo mandato.


Troca de mando
Além da eleição para a presidência da Assembléia Legislativa, para a próxima legislatura, o PMDB paranaense também já se agita por outra disputa interna: a escolha do novo Diretório Estadual do partido, marcada para 14 de dezembro. O atual presidente, deputado Dobrandino da Silva, já avisou que não pretende ficar no cargo. Por enquanto, ninguém demonstrou muito entusiasmo pelo posto.


Fome
O PT paranaense saiu da eleição com fome de cargos no governo federal. Além da manutenção de Paulo Bernardo na pasta do Planejamento, exige pelo menos mais um ministério. Os nomes cotados são o da candidata ao Senado derrotada, Gleisi Hoffmann, e o diretor da Itaipu, Jorge Samek. Resta saber se a representação do PT local terá toda essa força junto à Lula, já que o desempenho do presidente no Estado na eleição não foi lá essas coisas.


Na cola
Representantes dos agricultores familiares pretendem conversar com o governador reeleito, Roberto Requião, nos próximos dias. Vão cobrar as promessas de campanha.


Na cola
Depois de oito meses afastado para concorrer a uma vaga de deputado federal, Ricardo Gomyde, voltou à presidência da Paraná Esporte. Apesar de ele achar e divulgar aos quatro ventos que tem presença garantida no próximo mandato do governador Roberto Requião, nada está confirmado. Há quem diga que a dança de cadeiras no segundo escalão será ainda mais dramática que no primeiro escalão.


O pivô
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) examina hoje o projeto de lei 216/03, de autoria de Flávio Arns (PT-PR), com substitutivo do relator, Valdir Raupp (PMDB-RO), sobre a importação de pneus usados. O tal projeto foi usado como munição de Requião contra Arns na campanha e por isso mesmo,  o petista preferiu se retirar no segundo turno que apoiar o peemedebista.


Olho grande
Por falar em PT, o partido deve buscar uma aliança com o PMDB, partido com maior número de deputados, 16, e com isso pleitear a primeira ou segunda Secretaria, segundo o presidente do partido André Vargas. Outra possibilidade apontada por Vargas é formar um bloco com o PRB e o PL, partidos aliados nessas eleições.


Surpresa
A direção do Porto de Paranaguá está em polvorosa. É que a  recém-criada Gerência de Meio Ambiente (GMA) da ANTAQ realizará uma série de visitas a portos de todo o Brasil com o intuito de avaliar as condições ambientais portuárias.


Em alta
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) discute durante cinco dias – de 6 a 10 de novembro –, em Foz do Iguaçu, com técnicos, engenheiros e auditores dos Tribunais de Contas de Brasil o combate à corrupção nas obras estatais.


Em baixa
O deputado José Domingos Scarpellini (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, lamentou a liminar da justiça que negou aos idosos o direito a gratuidade de passagem interestadual.