Assopra
Ontem, ao falar com secretários petistas, governador Roberto Requião (PMDB) reagiu em estilo de “bate e assopra”. Se dizendo revoltado, falou que é “vítima de intrigas sob encomenda”. Ele se referia às declarações que não seriam dele, mas plantadas por adversários e reproduzidos pela imprensa. “Todo dia pipoca alguma coisa em colunas de jornais e blogs na internet”, disse. Segundo Requião, as manobras tem um único objetivo, afastá-lo do PT e da candidatura da presidenciável Dilma Rousseff (PT).
Bate
O governador revelou a auxiliares que não vai mais tolerar este tipo de artifício dos adversários e vai identificá-los e processá-los. “Querem me intrigar com o PT do Lula e da Dilma, não vão conseguir”, disse. Requião negou ataques que teria feito à presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann.
Dilma aqui
Já que o assunto é Gleisi, a presidente estadual dos petistas, convocou reunião da Executiva para avaliar a estratégia do PT.
Andanças
O futuro do casal de deputados Cida Borghetti (estadual) e Ricardo Barros (federal), do PP, será decidido com muita caminhada. Os dois estão aproveitando o recesso parlamentar e já visitou até ontem cerca de 40 cidades das regiões de Maringá e Paranavaí, no Noroeste do Estado.
Dúvida
Barros, cujo o irmão também é político, o prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), acredita que poderá chegar o final de semana com 60 cidades percorridas. Barros está reafirmando sua candidatura ao Senado. Porém, quer ouvir sua base eleitoral, sobre a possibilidade de Cida sair candidata a deputada federal. Somente depois de concluída a maratona, o grupo político tomará decisão sobre o cargo a ser disputado por Cida, se continuará na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa ou se vai concorrer à Câmara dos Deputados.
Espaço
Se Cida sair candidata a deputada federal, cai por terra a intenção do deputado estadual licenciado e atual secretário de Planejamento, Enio Verri (PT), também de Maringá. Ele queria que o “vão” deixado na cidade Ricardo Barros (PP), que sairá para senador, seria ocupado por ele, que sonha há anos em ser deputado federal. Sonho por sonho, não é de hoje que Barros também sonha em ser senador. Aliás, dos três senadores do Paraná, dois nasceram em Maringá (Alvaro e Osmar Dias).
O objetivo é programar as atividades prioritárias para o segundo semestre de 2009, o que incluem as agendas com a presença da ministra Dilma Roussef no Estado. Também estará na pauta a construção do Plano de Governo do PT para a sucessão estadual de 2010, que será instrumento de negociação das alianças, além da definição das candidaturas de deputados estaduais e federais.
Polêmica do transporte
A tarifa do transporte coletivo ainda dá o que falar em Londrina. A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal, que estudou nos últimos meses a planilha de custos das duas empresas que exploram o serviço na cidade, entregou na manhã de ontem o relatório final ao presidente da Casa, José Roque Neto (PPS). O estudo tem 110 páginas. A CEI da Câmara de Londrina faz também um relatório com mais 40 páginas só de “conclusão”. Os vereadores chegaram a seguinte final: recomendam a suspensão das licitações de permissão do serviço firmados pela prefeitura com a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e Francovig, ambas ligas ao mesmo grupo.
Em alta
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal de Curitiba reúne-se, às 10h de hoje, com o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Ubiratã Teixeira de Almeida, para falar sobre o metrô de Curitiba.
Em baixa
A Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu descartou, em comunicado à imprensa, qualquer possibilidade fechamento das fronteiras do Brasil com a Argentina ou com o Paraguai como forma de prevenção à disseminação da Gripe A (H1N1). A boataria se instalou.