Relatório polêmica

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

A pauta  da próxima semana na Assembléia Legislativa já tem pelo menos uma nova polêmica: o relatório dos gastos com propaganda do governo Roberto Requião, nos anos 2005 e 2006. O relatório já está nas mãos do deputado Marcelo Rangel, líder do PPS na Assembléia. Rangel pretende agora fazer uma semana de estudos dos documentos e assim que concluir sua análise fará um pronunciamento oficial na Tribuna da Assembléia. Detalhe: o pedido de informações foi aprovado por apenas um voto de diferença.


Meia confiança
Não dá para entender. O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (Democratas) espalhou aos quatro ventos que acreditava que conseguiria quórum na Casa no meio de um feriado, como de fato aconteceu. Mas mesmo tão seguro,  preferiu deixar a pauta solta, sem questões polêmicas.  Ou seja, pelo jeito, a certeza era da boca para fora.


Ausentes
Apesar do quórum alto em véspera de feriado, várias ausências foram notadas ontem no plenário da Assembléia. Entre elas, a de alguns figurões da base governista, como Nereu Moura (PMDB), o ex-líder do governo, Dobrandino da Silva (PMDB), Antonio Anibelli (PMDB), a petista Luciana Rafagnin, e o ex-prefeito de Ponta Grossa, Péricles de Mello (PT).


Nova secretaria
O prefeito Beto Richa sancionará nesta quarta-feira.  a lei municipal que cria a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) e do Fundo Municipal do Trabalho (FMT). A assinatura ocorrerá durante encontro com o presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso, e o líder do Governo na Câmara, vereador Mario Celso Cunha.


Dança das cadeiras
Por falar em secretarias, o governador Roberto Requião deu posse ontem a mais três novos secretários na sua interminável reforma administrativa. Desta vez, foram Júlio Araújo na Secretaria de  Obras, Jozélia Broliani na Procuradoria Geral e Thelma de Oliveira na
secretária estadual da Criança. A lista dos que estão na corda-bamba também aumentou. Além de Jacir Bergmann, do Cerimonial, e de Cláudio Xavier, da Saúde, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP-PR), Victor Hugo Burko também entrou na lista.


Na telinha
Começa na sexta-feira, a propaganda de rádio e televisão do PSDB. O deputado federal Gustavo Fruet vai falar de segurança. Ele defende efetivação da Guarda Nacional, vinculada ao Ministério da Defesa, e não da Justiça, e a equiparação dos salários das polícias.


Contas
Até as 18 horas de ontem, a Secretaria de Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná recebeu 15 prestações de contas anuais dos partidos políticos, relativas a 2006. Dos 28 partidos registrados, entregaram os documentos PRB, PP, PFL, PL, PTN, PSDB, PDT, PSB, PPS, PHS, PT, PTB, PRONA, PTC e PRTB. O prazo para a apresentação da contabilidade das legendas terminou ontem.


Desculpa
Em resposta a pedido de informações do deputado Ney Leprevost (PP), o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), voltou a justificar ontem a suspensão dos repasses do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) para a prefeitura de Curitiba, sob o argumento de que o município teria uma dívida relativa à implantação da Cidade Industrial (CIC), nos anos 80. Romanelli só não soube explicar porque os repasses só foram suspensos em setembro de 2006.


Em alta
As inscrições para a 8ª edição do  jogo
virtual de empreendedorismo do mundo, o Desafio Sebrae, foram encerradas na última sexta-feira, dia 27 e o Paraná está comemorando. O Estado é o segundo do País em número de inscritos, 6.665.


Em baixa
Foi aprovado ontem na segunda na Câmara de Curitiba, em primeiro turno, projeto de lei da vereadora Roseli Isidoro (PT) que proíbe a venda de rifas, cartelas de bingo e afins por alunos das escolas da rede pública municipal.