Retardatário

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

A Secretaria de Estado da Fazenda informou ontem que entregou no último dia 31 de maio, a prestação de contas do governo Requião para o primeiro quadrimestre de 2007, à Assembléia Legislativa. E que não publicou a mesma na internet, nem entregou ao Tribunal de Contas porque vai esperar antes a Assembléia marcar a data da audiência pública exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Desculpas
As justificativas do governo, porém, não convencem. Pela LRF, não só a entrega da prestação de contas deve acontecer até o final de maio, como a própria audiência e a publicação na internet, bem como o repasse dos dados ao TC. Como entregou no último dia do prazo à Assembléia, evidentemente, mesmo que o Legislativo quisesse, não teria como marcar a audiência dentro da data exigida por lei.


Descontrole
No mínimo, a atitude do governo Requião de só entregar as contas no último dia do prazo, que aliás, não é novidade, demonstra uma tremenda falta de organização. Para a oposição, porém, o problema é mais grave, e revela a tentativa de esconder ou camuflar os problemas de caixa que a atual administração vive, por conta do descontrole nos gastos no ano eleitoral de 2006.


União
Os deputados Plauto Miró Guimarães (DEM), Durval Amaral (DEM) e Valdir Rossoni (PSDB), que integram o bloco de oposição na Assembléia Legislativa ao governador Roberto Requião, confirmaram presença na comitiva de políticos que participarão de uma reunião na próxima terça-feira (19), em Brasília (DF), para discutir a formação de uma ampla frente política em favor do Paraná.  O objetivo é auxiliar o Estado a suspender a multa mensal de R$ 10 milhões aplicada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em decorrência da compra de títulos públicos podres de outros estados pelo extinto Banestado.


União (II)
É mesmo tempo de “paz” ainda que temporária e específica. Os quatro pré-candidatos a prefeito de Londrina e deputados federais também se uniram por uma boa causa. Por iniciativa do deputado federal Barbosa Neto (PDT) e contando com apoio dos demais parlamentares que representam Londrina em Brasília — Alex Canziani (PTB), Luiz Carlos Haully (PSDB) e André Vargas (PT) — a Câmara dos Deputados aprovou ontem dois requerimentos visando combater a crescente onda de criminalidade na região de Londrina. Neles, eles pedem reforço da segurança a autoridades federais.


Outras frentes
Praticamente defenestrado do PSDB, o  deputado estadual Luiz Nishimori foi curtir a “fossa” em Brasília. Como presidente da Liga Desportiva Cultural Paranaense e Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Nishimori, participou ontem da cerimônia oficial de instalação da Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.


Filiações
O presidente do diretório municipal do PSB, Luciano Ducci, abonou ontem a ficha de filiação de mais dez lideranças comunitárias. A cerimônia aconteceu na sede da Federação das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclan), presidida pelo vereador Valdenir Dias, também socialista. O partido conta agora com cinqüenta pré-candidatos a vereador para a eleição do ano que vem e, segundo Ducci, não terá a menor dificuldade em apresentar aos eleitores uma grande quantidade de candidatas mulheres.


Em alta
A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública de Ponta Grossa protocolou ontem, três pedidos de prisão contra o secretário estadual de saúde, Cláudio Murilo Xavier, pelo descumprimento de ordens judiciais sobre e medicamentos excepcionais.


Em baixa
 O movimento de veículos nas rodovias concedidas do Paraná caiu 2,0% em maio, na comparação com abril, considerando os ajustes sazonais. A análise separada revela queda de 1,6% no fluxo de veículos leves e de 0,7% nos  pesados.