Retorno

Bem Paraná

Em seu primeiro discurso no Senado após o segundo turno da eleição, o ex-candidato ao governo do Estado, senador Osmar Dias fez um balanço da campanha eleitoral no Paraná, e agradeceu os eleitores, os partidos políticos que o apoiaram. Além disso, voltou a questionar as pesquisas eleitorais, que segundo ele cometeram erros grosseiros com implicação direta no resultado da disputa apertadíssima no Estado. Lembrou que tanto o Ibope quanto o Datafolha apontavam que não haveria segundo turno, o que acabou não se confirmando. “É estranho que a representante do Ibope tenha comparecido à residência oficial do governador na semana das eleições por duas vezes. Na minha casa, ela não foi nenhuma vez. O que será que ela foi discutir com o governador em plena campanha uma semana antes do segundo turno?”, questionou.ria se utilizado da máquina pública para angariar votos.

A volta
A sessão plenária de hoje da Assembléia Legislativa já será presidida pelo deputado estadual Hermas Brandão (PSDB), que estava respondendo como governador interino. Ele reassune a presidência que estava nas mãos do deputado Pedro Ivo (PT), 1º vice-presidente do Legislativo Paranaense

Vingança
O governador reeleito, Roberto Requião (PMDB) prepara uma “caça às bruxas” contra aqueles que considera “traidores” na última disputa eleitoral. A lista inclui delegados de polícia, coróneis da PM e até deputados do PMDB, partido do próprio Requião.

Virada
Um parlamentar muito próximo a Requião confessou ontem que na virada do primeiro para o segundo turno, os governistas chegaram a acreditar que haviam perdido a eleição para Osmar Dias (PDT). Na primeira semana após o primeiro turno, Osmar colecionou apoios muito mais consistentes, e pesquisas internas já indicavam a virada sobre o governador. A debandada só foi estancada graças a pesquisa do Datafolha que indicava empate entre os dois, quando na verdade pesquisa do próprio PMDB apontavam que o oposicionista estava na frente naquele momento.

Cobrança
A bancada da oposição aprovou ontem um pedido de informações ao governo do Estado sobre a situação da Usina Elétrica a Gás de Araucária – UEG. Os deputados querem saber a gravidade da situação da Usina, que estaria paralisada deste o dia 31 por falta de gás.

Calendário
Em uma atitude inédita, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa rejeitou ontem veto do governador Requião a projeto aprovado pela Casa, relativo a uma doação de imóvel do Estado para o município de Goioerê. O motivo foi que o governo perdeu o prazo para enviar o veto ao Legislativo. De acordo com o regimento interno da Assembléia, Requião teria quinze dias após o recebimento do projeto para vetá-lo, mas o fez fora desse prazo.

Amigo
A análise das prestações de contas de candidatos do PT que disputaram governos de Estados mostra que essas campanhas receberam grandes doações de comitês financeiros do partido e até do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva.  De acordo com a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato do PT a governador, Flávio Arns (PT-PR), foi um dos contemplados. Ele recebeu R$ 87 mil do presidente Lula. Em tempo. A prática é permitida.

Em alta
A assembléia LEGISLATIVA  demorou para voltar do recesso branco eleitoral, mas ontem desafogou a pauta. Entre os assuntos analisados, os deputados aprovaram o fim do voto secreto na Casa e  a destinação de 30% do Orçamento para a Educação.

Em baixa
Os deputados federais aprovaram ontem pedido de prorrogação, por 30 dias, do processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar  contra o deputado federal José Janene (PP-PR), acusado de envolvimento no esquema do “mensalão”.