Rota de colisão

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O número de pedidos de ações específicas para o Paraná e a tentativa de emplacar cargos no Ministério da Agricultura pode colocar o ministro Reinhold Stephanes e um certo grupo requianista em rota de colisão. Stephanes, que já foi ministro outras vezes, sabe dos seus limites e por isso mesmo tem se irritado. Pensa em pedir a interferência do governador Roberto Requião (PMDB).


Rota de colisão (II)
Por falar em colisão, nem Requião e muito menos o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR) deram o primeiro passo para desfazer o mal-estar causado pelas acusações do diretor-presidente do Porto de Paranaguá, Eduardo Requião, contra o dirigente empresarial. Há quem diga que o silêncio é sinal de guerra.


Carona na crise
Pegando carona na crise dos aviões, o deputado estadual Antonio Belinati (PP) apresentou requerimento à Comissão Executiva da Assembléia pedindo a formação de uma Comissão, composta por três deputados, para verificar a atual situação dos equipamentos utilizados no Aeroporto Afonso Penna. De acordo com o parlamentar, diante do “apagão aéreo”, pelos atrasos constantes nos pousos e decolagens de aeronaves comerciais, incluindo problemas originados no aeroporto Afonso Penna.



Medidas
A direção nacional do PPS se reúne amanhã para definir qual a estratégia será utilizada pelo partido para reaver os mandatos dos parlamentares eleitos pelo sigla que migraram para outras legendas. A executiva estadual encerra uma balanço completo do “troca-troca” nos estados, onde constarão as coligações feitas em 2004 e 2006, quem saiu delas para outras legendas e quais os suplentes da chapa. A medida está sendo tomada em virtude da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que considerou que mandatos são dos partidos e não dos eleitos.


Stephanes não!
O ex-secretário de Estado do Trabalho, Padre Roque  Zimmermann (PT) garante que já estava com a carta de desfiliação do PT impressa. “Se o governo Lula aceitasse os argumentos da bancada ruralista, que tentou interferir na escolha do ministro da Agricultura, eu já tinha a carta de saída pronta. Aliás, não gosto do Stephanes como ministro”.


Lobby
Quem também não gostou da indicação de Stephanes para a Agricultura foi o ex-deputado José Borba, que renunciou por envolvimento no mensalão. Não foi lobby dele, que suou mesmo pelo seu colega de região Odílio Balbinotti (PMDB).


Revisão
Integrantes da Comissão da Revisão da Lei Orgânica da Câmara Municipal de Curitiba se reúnem hoje, a partir das 9h, para discutir o regulamento interno e a pauta de trabalho a ser adotada. A Comissão é composta pelos vereadores Celso Torquato (PSDB), presidente; Jorge Bernardi (PDT), relator, Roseli Isidoro (PT), Angelo Batista (PP), Zé Maria (PPS), Valdenir Dias (sem partido), Julieta Reis (PSB), Luizão Stellfeld (PCdoB), José Roberto Sandoval (PSC), Custódio da Silva (PAN), Jair Cézar (PTB), Paulo Salamuni (PV), Geraldo Bobato (PFL) e Pastor Valdemir Soares (PR).


Outra locação
É irônico, mas tudo indica que Cassio Taniguchi vai realizar o sonho antigo de fazer um metrô. Mas nunca tinha imaginado que seria em Brasília.



Em alta
A Assembléia Legislativa votará, logo depois da Páscoa, a criação de duas novas varas de Justiça no Paraná, em Irati em Francisco Beltrão. O projeto, foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Vidal Coelho, a Nelson Justus.


Em baixa
A Ação Penal (AP) 40  contra o ex-deputado paranaense José Janene (PP) foram enviados para seus respectivos juízos competentes de 1ª instância, já que ambos não foram reeleitos para a Câmara dos Deputados em 2006. A ação apura a suposta prática de corrupção ativa.