Salto na carreira

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado


Beto Richa (PSDB) não é o único prefeito eleito em 2008 que planeja renunciar ao mandato em abril para disputar o governo do Estado. O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, será o candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul em 2010. A decisão foi tomada no fim de semana e anunciada hoje pelo senador Pedro Simon, presidente da sigla no Estado.


O livro de Lavareda
O guru do PSDB e do ex-presidente FHC, sociólogo Antônio Lavareda, estará nesta terça-feira em Curitiba para lançar o livro ‘Emoções ocultas: estratégias eleitorais’. Lavareda, que é dono do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), dá palestra às 18h30 na UFPR sobre as eleições presidenciais de 2010 e na sequência lança sua obra. O evento deve reunir as maiores estrelas do tucanato nativo.


“Gafanhoto” tinha razão
Lauro Akio, o pesquisador do Iapar que foi chamado por Requião de ‘gafanhoto’, ‘kung fu’, ‘japonês’, estava certo. Akio foi motivo de piada na ‘escolinha’ depois de usar o microfone para reclamar da falta de pessoal no órgão. Depois de tentar ridicularizar o funcionário, Requião resolveu seguir a orientação. A Agência Estadual de Notícias informou ontem que o governador “autorizou a realização de concurso público para contratação de funcionários para o Iapar”.


Insatisfação dos artistas
Representantes da classe artística entregaram ontem no gabinete do governador Roberto Requião e dos deputados na Assembléia uma carta com abaixo assinado de mais de 1000 pessoas manifestando a “insatisfação em relação  a ausência de políticas públicas levadas a cabo nos últimos 6 anos através da Secretaria de Estado da Cultura para os diversos segmentos artísticos”. A manifestação é encabeçada pelo Movimento de Teatro de Grupo.



Sobrou para o governo
O assunto na Assembleia Legislativa também foi a pancadaria no estádio Couto Pereira no domingo.O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, criticou a falta de ação da Secretaria Estadual de Segurança Pública para coibir um possível confronto após o jogo entre Coritiba e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Ao final da partida os torcedores do Coritiba, revoltados com o rebaixamento para a 2ª divisão, invadiram o gramado do estádio Couto Pereira agredindo o juiz e os poucos policiais militares que ali estavam.


Vergonha
“Em um jogo daquela importância era sabido o que poderia acontecer no final. A Secretaria de Segurança deveria ter se precavido e colocado mais policiais para garantir a segurança dos jogadores e das pessoas de bem que ali estavam”, relatou. O deputado não eximiu a responsabilidade do clube, que seria o responsável pela segurança privada dentro do estádio, mas que “devido a pressão que os torcedores fizeram durante a última semana, o confronto parecia inevitável. Foi vergonhoso para o Paraná ver essa tragédia e policiais sendo agredidos covardemente por uma minoria de baderneiros que inflamou os demais torcedores e resultou no caos não só dentro do estádio, mas principalmente nas ruas próximas”.


Eletrônica
Foi aprovado ontem na Câmara de Curitiba o projeto que cria o sistema da nota fiscal eletrônica. O projeto prevê descontos de até 30% no Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) para os contribuintes que ajudarem o Município a melhorar a arrecadação pedindo nota fiscal aos comerciantes. O presidente da Comissão de Economia, vereador Paulo Frote (PSDB), garante que outras cidades (Rio de Janeiro e São Paulo), que já adotaram o sistema, a arrecadação aumentou em até 200%.


Enchentes na pauta
O prefeito Beto Richa (PSDB) recebeu, no Salão Nobre da prefeitura, 26 vereadores da bancada de apoio, que foram reivindicar medidas urgentes para controle das enchentes em Curitiba, bem como planos de ação para dragagem e drenagem dos rios da cidade. Estavam presentes os secretários municipais Mario Tookoni, de Obras Públicas; José Andriguetto, do Meio Ambiente; Luiz Fernando Jamur, do Urbanismo, e Rui Hara, do Governo. Foi apresentado um vídeo sobre as obras que estão sendo executadas e também uma palestra focada no planejamento futuro. O engenheiro Luiz Hayakawa, representou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) na reunião.


Parabólica
O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, participa de debate sobre o pré-sal, em Curitiba, hoje, a partir das 8h.  lém do pré-sal, o diretor abordará os investimentos da empresa no Paraná. Das 8h às 10 horas no: Estação Embratel Convention Center. Avenida Sete de Setembro, 2775 – Centro – Curitiba – PR.


 O  secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, apresenta na Câmara, na próxima terça-feira (8), o relatório referente ao terceiro trimestre de 2009. A prestação de contas, prevista no artigo 12 da lei federal 8689/93, está programada para as 10h, no plenário. O artigo determina que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) deve apresentar relatório detalhado das ações e recursos aplicados, trimestralmente, ao conselho de saúde correspondente e em audiência pública nas câmaras de vereadores ou assembléias.


Em alta
O diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho, Renato Ludwig de Souza, reiterou o compromisso assumido pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, de garantir a execução do programa ProJovem Trabalhador em Curitiba, com as 7.000 vagas já a partir de março.



Em baixa
A Executiva do PMDB no Distrito Federal decidiu ontementregar seus cargos na administração do governo de José Roberto Arruda (DEM-DF), acusado de comandar um esquema de distribuição de propina para aliados. O PMDB, no entanto, pretende aguardar a conclusão do inquérito da Polícia Federal sobre o tema para decidir o que fazer .