Segurança no tapetão

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

A população da Comarca de Chopinzinho, na região Sudoeste do Estado, deve receber apoio de mais policias civis e militares. A Juíza de Direito da Vara Cível, Aline Passos, determinou ao Estado do Paraná que sejam lotados na Comarca dois investigadores de polícia, um escrivão e seis policiais militares. A decisão, que atende pedido de antecipação de tutela formulado em ação proposta pela Segunda Promotoria de Justiça da Comarca, foi proferida no dia 20 de maio e impõe prazo de 30 dias para a designação dos novos policiais, bem como multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento, a ser revertida ao Conselho da Comunidade de Chopinzinho.


Escassez de policiais
A Comarca abrange as cidades de Chopinzinho, São João, Sulina e Saudade do Iguaçu, que somam uma população estimada de 38.500 mil habitantes, segundo dados do IBGE (2007) e o efetivo da Polícia Civil na Comarca se resumia a um delegado e um escrivão. A Delegacia do município de Sulina estava até desativada por falta de pessoal. A Polícia Militar contaria apenas com 15 policiais distribuídos nos quatro municípios. No mérito da ação, o Ministério Público requer do Estado a designação e manutenção na Comarca, de forma permanente, de um efetivo mínimo composto por dois delegados, oito escrivães, oito investigadores e 20 policiais militares. Se esse tipo de ação virar moda, a secretaria de Segurança terá sérios problemas.



Subcomissão do “fica”
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia legislativa irá formar, nos próximos dias, uma subcomissão para entregar ao ministro da Justiça, Tarso Genro, um pedido para que o Exército e Policia Federal dêem continuidade à “força-tarefa” na região de Guaíra. A operação, iniciada no dia 1º e finalizada neste domingo, segundo o presidente da comissão, deputado Mauro Moraes (PMDB), serviu para penas para dar uma “trégua aos traficantes e criminosos em nossas fronteiras”.  Segundo o parlamentar, o objetivo é fazer um apelo ao governo federal para que seja mantido o patrulhamento especializado na região, hoje responsável por 80% das drogas, armas e munições que entram no Brasil e que são distribuídas para outros estados. “É preciso que a operação intensiva seja constante”, cobrou.


Na berlinda
O deputado Marcelo Rangel (PPS) anunciou que vai entrar com um mandado de segurança na Justiça para obter informações da secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, sobre os valores arrecadados, pelas universidades estaduais, com as taxas de vestibular nos últimos três anos. Ele alega ter recebido no dia 5 de maio ofício da secretária dizendo ser impossível responder aos questionamentos feitos pelo por Rangel através de um requerimento aprovado em 5 de março.


Fatura
O líder da bancada de oposição na Assembleia, deputado Élio Rusch (DEM), afirmou ontem que ao analisar a fatura da Copel, descobriu que o consumidor paranaense paga 48,8% em impostos federais e estaduais sobre o consumo de energia elétrica. Segundo ele, a alíquota do ICMS cobrada é de 44,47%, muito além dos 29% informados, por conta da fórmula de cálculo, pela qual é cobrado imposto sobre imposto.


 


Vazio
O vereador Algaci Tulio (PMDB) voltou a questionar essa semana o que classifica como falta de debate político e trabalho de pesquisa sobre a cidade na Câmara Municipal de Curitiba. Segundo ele, o problema não é censura ou repressão política, mas o fato de a maioria dos vereadores não usa adequadamente, e por opção pessoal, suas prerrogativas. Na avaliação de Tulio, o marketing aplicado em Curitiba desde a gestão Jaime Lerner esvaziou o interesse pela discussão política sobre problemas da cidade.


Agenda
A política dominará mais uma vez os debates do UniBrasil Futuro, ciclo de eventos promovido pelas Faculdades Integradas do Brasil que traz a Curitiba personalidades de diversas áreas do conhecimento. Desta vez, o convidado será o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT-PR), um dos cotados para concorrer ao Palácio das Araucárias nas eleições de 2010. Na edição anterior do evento (25 de maio), a UniBrasil recebeu o senador Osmar Dias (PDT-PR). O evento será segunda-feira, às 19h, no câmpus da instituição – rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.unibrasil.com.br.


Em alta
O prefeito de curitiba Beto Richa fará hoje, às 10h30, uma vistoria nas obras do Hospital do Idoso, no Pinheirinho. Ontem,  o prefeito vistoriou obras na rua Gardênio Scorzato, entre os bairros Vista Alegre e Pilarzinho.


Em baixa
O Tribunal regional Eleitoral (TRE) multou o prefeito de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Estado, Nelson Tureck (PMDB), em R$ 18,3 mil por crime eleitoral durante a campanha do ano passado, quando foi reeleito.