Sem assunto

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado


O presidente do PDT do Paraná, senador Osmar Dias, ironizou as tentativas de parte dos membros do diretório municipal de Curitiba, que insistem em forçar o lançamento da candidatura do empresário Wilson Picler a Prefeitura em concorrência a reeleição de Beto Richa (PSDB). “Eles insistem nisso porque não tem outro assunto. O Picler está sem problemas na faculdade dele. Deixa eles falarem até cansar”.


Insistência
No último dia 13, os pedetistas da Capital, capitaneados pelo presidente do diretório municipal, vereador Jorge Bernardi, chegaram a confirmar a candidatura de Picler. O senador reagiu e garantiu que a iniciativa não seria homologada pelo diretório estadual. Com o apoio de grande parte dos tucanos, Osmar Dias chegou ao segundo turno em 2006. O desempenho credenciou o pedetista como candidato natural da oposição em 2010.


Agora, os transgênicos
Parece provocação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, à cúpula requianista. Depois de dizer que o prefeito Beto Richa (PSDB) é imbatível na disputa pela Prefeitura de Curitiba, ontem o paranaense e peemedebista disse quer democratizar o uso da tecnologia do milho transgênico, em encontro com as multinacionais Monsanto e Bayer — as arquiinimigas do governador Roberto Requião.  E olha que Reinhold Stephanes chegou a ser secretário do planejamento na administração de Requião.


Cartões
A oposição protocolou ontem um mandado de segurança no Tribunal de Justiça para obter informações sobre gastos com cartões corporativos de algumas secretarias de Estado. A decisão de recorrer Justiça foi tomada depois que um pedido de informações foi protocolado diretamente na Secretaria Estadual de Administração, no dia 14 de fevereiro, com prazo de 15 dias para as respostas, não foi respondido. “Como não houve manifestação alguma, decidimos apelar à Justiça para ter essas informações, que são públicas”, afirma o deputado Valdir Rossoni (PSDB).


Convite
A Comissão de Saúde da Assembléia enviou ontem convite para o Secretário de Saúde, Gilberto Martin, para que ele compareça na Casa para informar os parlamentares sobre as atividades da Secretaria no último ano. “É de praxe os administradores estatais apresentarem dados sobre suas atividades ao legislativo”, diz o presidente da comissão, deputado Ney Leprevost (PP).


Vitorioso
O vereador de Colombo, Joel Cordeiro (PSDB), não continha a euforia pela liminar alcançada para barrar o plano de previdência dos deputados estaduais. “Foi uma vitória. Não é fácil. Quando entrei com a ação, todo mundo concordou mas não deu apoio nenhum. Tive que seguir sozinho”.


Novo procurador
Hoje,  o promotor Leonir Batisti, de Londrina, toma posse como procurador de Justiça. Ele assume o cargo após a aposentadoria do procurador Danilo de Lima. A solenidade será às 16h30, no auditório da sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba.  Batisti ingressou no MP-PR em 1981. Foi promotor em Paranavaí, Palmital, Alto Piquiri, Cianorte, Curitiba e Londrina, onde atuou por 16 anos, principalmente nas áreas de defesa do consumidor, investigação criminal e sonegação fisca.


Protesto
Amanhã, militantes do PPS de Curitiba e do grupo de mulheres do partido promovem manifestação na Boca Maldita, centro de Curitiba, para protestar contra a violência, de uma forma geral, e conscientizar as mulheres para que busquem seus direitos quando sofrem qualquer tipo de violência.


Em alta
O Ministério da Educação oficializou a criação da comissão de implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que será construída em Foz do Iguaçu.  A comissão foi empossada pelo ministro de Educação, Fernando Haddad.


Em baixa
Os PARLAMENTARES DO PARANÁ não conseguiram emplacar muitas vagas na CPI Mista dos Cartões Corporativos. Até ontem apenas um paranaense foi confirmado na comissão mista : o deputado federal Nelson Meurer (PP).