Sem pressa

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) desconversou ontem sobre as cobranças da direção estadual do PT, que acusa a cúpula peemedebista de não ter dado resposta sobre as propostas de aliança para as eleições de 2010. Para Pessuti, o processo de articulação eleitoral foi antecipado demais, e ainda há muito tempo para conversar.


Divisão
Já o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, nega que a indefinição de seu partido sobre se manterá ou não a aliança com Osmar Dias (PDT), ou lançará o prefeito de Curitiba, Beto Richa, como candidato próprio ao governo acabe empurrando o pedetista para o colo do PT de Lula e Dilma. Segundo ele, o que acontece é que os adversários da frente Osmar-Beto é que estariam apostando na divisão do grupo, por temer uma derrota


Antecipação do feriado
Os deputados estaduais, como já é praxe, começam o feriadão mais cedo do que os cidadãos comuns. A Assembleia adiantou para o período da manhã a sessão de hoje, para liberar os parlamentares do trabalho mais cedo. Por isso a posse do ex-prefeito de Paranaguá, Mário Roque (PMDB), em substituição a Fernando Ribas Carli Filho, que renunciou, também foi antecipada de hoje para ontem.


Imbroglio da água
Matéria do governo estadual, que pretende criar o Instituto de Águas do Paraná e extingue a Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental), retornou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para que possam ser analisadas a constitucionalidade e a legalidade de cada uma das emendas plenárias. Uma das emendas, apresentada pelo peemedebista Antonio Anibelli, prevê a transferência de imóveis que seriam de patrimônio do novo instituto para outra autarquia do governo.



Reprovado
O Tribunal de Contas do Paraná (TC) reprovou as contas do ex-prefeito de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado,Vitor Hugo Burko (PV), atual presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A principal irregularidade foi a falta de aplicação mínima de 60% dos recursos do Fundo da Educação Fundamental (Fundef) no pagamento de professores, conforme determina a lei que criou o repasse aos municípios. A prefeitura teria aplicado uma média de 53,5% dos recursos no exercício de 2001 a 2004, segundo o TC.[]


Na berlinda
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que a ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atual secretária de Estado de Ciência e Tecnologia,  Lygia Lumina Pupatto devolva ao cofre estadual R$ 155.460,06, corrigidos. A ex-reitora não comprovou que esse valor foi efetivamente repassado a estudantes de pós-graduação da universidade. A soma a ser devolvida é parte de um convênio, por meio do qual a Fundação Araucária repassou, entre os anos de 2006 e 2007.


Novas
atribuições
O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, recebeu uma nova missão do prefeito Beto Richa. A partir de agora ele responde também pela Coordenação Operacional das Administrações Regionais, estratégia da Prefeitura para ampiar a sintonia com a população dos bairros e suas expectativas quanto à administração municipal.


De olho na manutenção
Ducci vai acompanhar de perto as ações concentradas de manutenção que varrerão a cidade a partir de 15 de julho – na prática, um trabalho de que gosta muito e é uma das marcas da sua atuação.


Em alta
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi indicado pelo vereador Francisco Garcez (PSDB) para receber o título de cidadão honorário curitibano. A proposta foi discutida e aprovada em primeiro turno na Câmara de Curitiba.


Em baixa
A Prefeitura de Barbosa Ferraz, na região de Campo Mourão, deve providenciar a imediata inclusão de duas crianças na rede municipal de Educação Infantil. A decisão da Juíza Rita Monteiro, de caráter liminar, vale para qualquer criança .