O governo do Estado anunciou ontem a nomeação de Mirian Pappi Gomes para a diretoria-financeira e administrativa das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa/PR). Ela vai substituir a ex-diretora Sandra Turra, que se demitiu recentemente sob comentários de que não teria conseguido acabar com as práticas irregulares no órgão. Sobre os motivos da demissão de Sandra Turra, porém, até agora, nenhuma palavra do governo.
Caso a caso
A Comissão Especial de Investigação (CEI) do Pedágio na Assembléia Legislativa pretende propor uma negociação caso a caso entre governo e concessionárias, com o objetivo de reduzir as tarifas. Na sessão de ontem, os deputados ouviram o secretário de Transportes e diretor do DER, Rogério Tizzot, que falou sobre os números das concessões no Paraná. De acordo com o depoimento, os contratos são altamente favoráveis às concessionárias.
Negociação
Um ponto destacado por Rogério Tizzot é que as negociações devem ser feitas individualmente com cada concessionária e não com a ABCR. “Os contratos são das concessionárias com o governo do Estado”, alegou. Na próxima terça, a CEI faz sua última sessão, quando pretende ouvir o diretor da ABCR/PR, João Chiminazzo Neto. Na seqüência, os deputados pretendem apresentar um relatório em um prazo de 15 dias e simultaneamente iniciar o processo de negociação.
Milhagem
O portal G1, da Globo, revelou ontem que os deputados federais gastaram R$ 1,19 milhão desde o início deste ano em ao menos 272 viagens feitas em missão oficial. O campeão foi o deputado federal paranaense Dr. Rosinha (PT), que participou de 15 missões oficiais desde o início do ano. Rosinha alega que as viagens são justificadas pelo fato dele fazer parte do Parlamento do Mercosul.
Radical
O senador Alvaro Dias (PSDB) resolveu radicalizar e apresentou, ontem, uma emenda que acaba com a CPMF. A emenda rejeita a prorrogação do imposto do cheque, sob o argumento de que a CPMF não pode fazer parte de um projeto de reforma do sistema tributário nacional.
Saúde na pauta
A Promotoria de Justiça de Ponta Grossa enviou ontemofício ao deputado estadual Ney Leprevost, presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembléia Legislativa, solicitando uma audiência. O promotor de Justiça Fuad Faraj quer apresentar ao deputado e aos demais membros da comissão o relatório da auditoria promovida pelo Ministério Público sobre o número de mortes no Sistema de Urgência e Emergência gerenciado pelo Governo do Estado em Ponta Grossa. Entre agosto de 2003 e setembro deste ano, foram 432 óbitos de pessoas que precisaram de internação de emergência. Só por falta de leito de UTI foram 234 mortes.
Cara a cara
O PMDB do Paraná pretende reunir seus pré-candidatos a prefeito de todo estado para discutir os seus projetos. Serão painéis abordando os principais campos de atuação das prefeituras, onde o participante terá que apresentar sua visão e suas propostas para cada tema. O formato dos debates foi definido na segunda-feira, em reunião da Executiva Estadual do partido. O primeiro painel será em Curitiba. Serão dois nos dias 19 e 26 de novembro. Até agora foram convidados cinco potenciais candidatos a prefeito da capital: o ex-prefeito Rafael Greca, o reitor da UFPR, Carlos Moreira, os deputados federais Marcelo Almeida e Rodrigo Rocha Loures, e o deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior.
Em alta
O MINISTRO DA AGRICULTURA, REINHOLD STEPHANES, tem se saído bem na crise do leite adulterado. A avaliação é de assessores do Palácio do Planalto. Tem conseguido manter a calma e mostra austeridade.
Em baixa
A Assembléia Legislativa aprovou ontem requerimento do deputado Élio Rusch (DEM) que pede informações sobre os convênios firmados entre o governo do Estado e a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar).