Simplicidade

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

Enquanto os parlamentares flagrados sob a ameaça de perder a carteira de motorista por excesso de multas culpam os seus assessores, o deputado Nereu Moura (PMDB) – que não tem nenhum registro de pontos no Detran diz que há tempos resolveu o problema com uma solução simples. O funcionário que for multado dirigindo veículo em nome do parlamentar fica responsável por pagar a multa. “Depois que pagaram a primeira, não teve mais”, contou.


Confuso
Ex-líder da oposição, o deputado Valdir Rossoni (PSDB) fez ontem um discurso confuso na tribuna da Assembleia. Afirmou que já tem posição sobre o pedido de cassação do deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB) – por conta do acidente que resultou na morte de duas pessoas. Mas alegou que não vai falar o que pensa, “em respeito às famílias” das vítimas e do parlamentar. Não seria mais simples ficar em silêncio então?


Notificado
O Conselho de Ética do PPS estadual notificou ontem o deputado Felipe Lucas para que se defenda em relação a representação contra ele por ter votado pela derrubada das emendas que previam reajuste maior para o funcionalismo público, contrariando orientação do partido. Lucas afirmou não temer punições alegando que não houve fechamento de questão, mas apenas uma “orientação” da Executiva Estadual.


Coligação
O deputado aproveitou ainda para criticar a direção da sigla por conta da coligação com o antigo PFL, hoje Democratas, que inclui aliança para os cargos proporcionais, de deputado estadual e federal. Segundo ele, a aliança prejudicou o partido. “Deixamos de eleger seis deputados por conta disso”, afirmou.


Dois pesos
O PMDB ficou “mordido” com a filiação do ex-prefeito de Foz do Iguaçu e filho do deputado estadual peemedebista Dobrandino da Silva, Celso Sâmis, no PSDB. O presidente da Executiva Estadual, Waldir Pugliesi, o anunciou que vai pedir intervenção no diretório do partido em Foz. A alegação é de que o presidente do PMDB de Foz, vereador Sérgio Beltrame, acompanhou pessoalmente a adesão de Sâmis à legenda tucana. O problema é que Dobrandino também acompanhou a mesma cerimônia. A dúvida é se Pugliesi também vai pedir a expulsão do colega por isso.


Obra parada
O Tribunal de Contas determinou que a Prefeitura de Salto do Itararé (Norte Pioneiro) conclua, em seis meses, a construção de uma creche, cujas obras estão abandonadas desde 2007 e nas quais já foram investidos R$ 76,7 mil. A decisão foi tomada ontem durante o julgamento das contas uma das parcelas do convênio firmado em 2001 entre a Prefeitura e o governo estadual para a construção da creche. Entre 2001 e 2007, quando o prefeito era Selmo Adalberto de Carvalho, a construção foi paralisada pelo menos duas vezes.


Pequenez
A atitude do governo Requião de não pagar o reajuste de 6% do funcionalismo estadual na folha salarial de maio revela a face mais perversa e medíocre da práxis política do requianismo. O governador não hesita em prejudicar mais de 200 mil servidores públicos e suas famílias por pura birra, e interesse político. Além disso, exercita um de seus esportes preferidos, que é culpar os outros pelos problemas de sua administração – no caso os deputados que apresentarem emendas ao projeto do governo.


Antecedentes
Por mais acintosa e indigna, o comportamento de Requião nesse episódio não surpreende quem conhece a trajetória do governador. Basta lembrar que até o primeiro turno da eleição de 2006, o peemedebista vivia elogiando e assediando o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Foi só Richa apoiar o candidato de oposição ao governo, senador Osmar Dias (PDT), no segundo turno, para virar “persona non grata” e Requião suspender o repasse de verbas do Estado para obras e projetos na Capital.


Em alta
Mais uma vez, o  programa Mãe Curitibana foi o destaque, ontem, da prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde referente aos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado na Câmara Municipal.


Em baixa
A Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba pretende ouvir a diretoria do Coritiba Football Club, para esclarecimentos a respeito do novo projeto do estádio Couto Pereira.