Só com ela

Bem Paraná

O governador licenciado Roberto Requião (PMDB) não quis participar de comício ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas na quarta-feira dividiu palanque com a candidata ao Senado Gleisi Hoffmann em Araucária. A birra é mesmo com o presidente.

União
 O protocolo inicial para criação da Mobilização Democrática, formado, pelo PHS, PMN e PPS, assinado ontem, agradou os dirigentes dos três partidos no Paranáonde cada partido terá participação igualitária. “Os três partidos têm visões ideológicas semelhantes sobre o Brasil e atuam harmoniosamente em vários Estados. No Paraná, por exemplo, o PHS apoiou Rubens em 2002, quando ele disputou a prefeitura de Curitiba.”, avaliou o presidente nacional do PPS e articulador da união, Roberto Freire.

Tartaruga
O presidente Estadual do PPS, Rubens Bueno enviou ofício ontem ao Ministério Público do Paraná (MP/PR) cobrando agilidade no inquérito que investiga os casos de nepotismo no governo Requião.  No último dia 19 de junho, o Conselho Superior do MP, acatando recurso do PPS, decidiu abrir inquérito. “Parece que o Ministério Público quer deixar a investigação para depois das eleições”, disparou Bueno.

Celebridade
Renata Bueno, filha do candidato ao governo do Estado pelo PPS, Rubens Bueno, não conseguiu se eleger como deputada federal, mas virou celebridade. Na noite de terça-feira, foi estralea de inauguração do comitê do advogado Elias Mattar Assad, que concorre à presidência da OAB Paraná.

Cabos eleitorais cibernéticos
A rede de Internet do governo do estado está sendo utilizada para fazer campanha para o candidato à reeleição Roberto Requião. Uma prova apareceu no blog político do Jornal do Estado “Zé Beto”. O jornalista Zé Beto, responsável pelo blog, revelou que o endereço IP do autor de comentários que reproduziam calúnias contra Osmar Dias veiculadas no site do jornal Hora H. Detalhe.Estes IPs pertencem à CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná. Os números de IPs 200.189.112.21 e 200.189.112.20 estão locados na rede governamental, fato que caracteriza o uso da máquina pública para fins eleitorais.

Favor?
Segundo denúncia da coligação do candidato Osmar Dias (PDT), os peemedebistas usaram uma Kombi (placa AGZ 3441) da prefeitura de Fazenda Rio Grande, para distribuir cestas básicas com santinhos de Requião e Lula. A kombi, aliás, estaria escoltada por um ônibus com a inscrição “Unidade Móvel de Saúde” e por um carro, marca Uno, de cor branca. Vale ressaltar que o prefeito da cidade, Antônio Wandscheer, deixou o PPS para apoiar Requião.

Prova de fogo
Alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA) serão discutidas hoje, em audiência pública no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba. A sessão, a partir das 10h, atende, segundo o vereador Jairo Marcelino (PDT), presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Estatuto das Cidades

Em alta
A Copel deverá indenizar a comunidade indígena Apucaraninha em R$ 14 milhões. Esse é o valor devido pela estatal pelos impactos sócio-ambientais causados aos índios kaingangues durante a construção da Usina PCH Apucaraninha.

Em baixa
O vice-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Antonio Celso de Queiroz, fez duras críticas nesta quinta-feira ao esvaziamento das discussões políticas pelos dois candidatos à Presidência. Apontou a falta de programa de governo.

* Esta coluna foi elaborada por Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.