Superaposentadoria

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O PT do Paraná deve informar seu posicionamento oficial sobre a aposentadoria dos deputados estaduais em uma semana e meia. O pedido formal do posicionamento é do deputado Tadeu Veneri (PT). Ele quer que a bancada passe a seguir as instruções oficiais, já que dos seis deputados, três foram contra e os outros três foram a favor. Ele acredita que o partido vai rejeitar a proposta.


Na reserva
Como o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), já informou que deve sancionar a lei das aposentadorias, Veneri indica o caminho das ações populares para impedir que o contribuinte pague a conta dos homens públicos que deixam o mandato e se aposentam. No projeto, o valor da aposentadoria do “deputado da reserva” está fixado em 85% do valor recebido pelo “deputado estadual da ativa” sem os subsídios e verba de gabinete.


Avisado
O presidente da Comissão de Obras da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Rangel (PPS), insiste em questionar o contrato emergencial para dragar o Canal da Galheta, que dá acesso aos portos paranaenses. “A superintendência do Porto recebeu mais de dez notificações da Antaq para que a dragagem fosse feita. Desde 2005 que o canal está assoreando sem que nada fosse feito. Agora fazem um contrato emergencial?”, questionou. “Emergência ocorreu em Santa Catarina, com a enchente, mas no Paraná, desde 2005 a administração dos Portos é alertada sem tomar providências. Esta dragagem está mais para atestado de incompetência do que dragagem de emergência”, ironizou.


Dilma
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, é esperada em Ponta Grossa no final da próxima semana, provavelmente na sexta-feira, dia 13. O anúncio foi feito pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho. Ele informou ainda que existe a possibilidade – ainda pendente de confirmação – de que a visita de Dilma seja marcada em data coincidente com a vinda do governador do Estado, Roberto Requião, a Ponta Grossa. Wosgrau anunciou que a visita de Dilma e Requião ocorrerá para a inauguração da ampliação e readequação da Estação de Tratamento de Água do Jardim Carvalho.


Assalariados
O deputado estadual Antonio Belinati (PP) apresentou projeto de lei repassa o reajuste de 14,9% sobre os salário mínimo regional também sobre os salários dos servidores da ativa e aposentados. Mas, dificilmente será aprovado. Professor Lemos (PT), membro da bancada de apoio ao governador, fez coro e nem ligou para a cara feia dos governistas. O petista aproveitou para reclamar que os salários dos professores, categoria que ele defende.


Armas não-letais (I)
As vésperas da implantação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Prefeitura deCampo Largo anunciou mais um importante investimento que irá auxiliar no combate a violência. Na semana passada, a Guarda Municipal participou da demonstração das pistolas Taser. Conhecida como “pistola elétrica”, a Taser é uma arma não letal que dispara uma descarga de até 56 mil volts. Sua baixa amperagem, entretanto, impede que a ação seja fatal. Ela pode ser usada de duas diferentes formas: com um disparo em contato direto com qualquer parte do corpo ou a até 10 metros de distância. Neste ultimo caso a arma lança eletrodos que, em contato com o corpo, efetuam a descarga elétrica.


Armas não-letais (II)
Ao todo a Prefeitura pretende investir entre R$ 80mil a R$ 160 mil na importação deste armamento. A previsão é de que ainda neste semestre a Guarda Municipal de Campo Largo estará utilizando as pistolas Taser.


Em alta
O presidente da Câmara, Michel Temer, espera assinar em até três semanas um convênio para ampliar a parceria entre a TV Câmara e as TVs das Assembleias Legislativas. A TV Assembleia do Paraná está entre os alvos de Temer.


Em baixa
O Tribunal de Justiça da Paraíba saiu à frente e formalizou adesão ao projeto do Superior Tribunal de Justiça de pôr fim ao processo-papel. Os presidentes do STJ, ministro Cesar Rocha, e do TJPB, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, assinaram, termo sobre  meio eletrônico.