Suspense

Bem Paraná

Após a cassação do registro de candidaturas dos deputados Carlos Simões, Íris Simões e Geraldo Cartário o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tem em sua pauta de julgamento mais 76 pedidos de cassação por denúncias de crime eleitoral contra parlamentares. Muita gente ainda está com as barbas de molho de olho nos editais da Justiça Eleitoral.

Iguais
Se serve de consolo, levantamento realizado pelo site Congresso em Foco, com base nas pesquisas já divulgadas pelos diversos institutos, mostra que o segundo turno para governador se encontra indefinido em pelo menos outros três estados, além do Paraná. Maranhão, Pará e Paraíba também continuam com quadros indefinidos.

A Fazenda
O candidato da Coligação Paraná da Verdade, Osmar Dias, em entrevista à RPC, respondeu Requião, sobre a fazenda noTocantins. “Se Requião quiser comprar minha fazenda pelo que ele está dizendo que ela vale, eu dôo metade do dinheiro para o Hospital do Câncer de Curitiba”, desafiou Osmar. “O Requião ainda mostra na TV uma fazenda que não me pertence e afronta minha condição de agrônomo. Eu nunca ia comprar uma fazenda tão ruim.”, ironizou.

Chá de sumiço
Ontem, uma pergunta pairava as redações. Por onde anda Eduardo Requião, o irmão do candidato e superintendente do Porto de Paranaguá. Ao contrário de Maurício Requião, que foi exonerado do cargo de secretário de Educação para se dedicar de corpo e alma à campanha, Eduardo continua ausente na campanha. E quando o assunto é Porto de Paranaguá, no programa eleitoral, só aparecem imagens e a voz do locutor. Há quem garanta que o “desaparecimento” é ordem de Roberto Requião.

Dignos de livro de suspense
Ônibus, incêndios criminosos e malas pretas. A reta final da campanha eleitoral no Paraná está com capítulos dignos de livros de suspense. Na noite de segunda-feira, foram apreendidos três ônibus do transporte escolar do município de Turvo que carregavam eleitores para comício da campanha do governador Roberto Requião. Os motoristas foram enquadrados no lei eleitoral pela Polícia Federal. A coligação de Requião, por sua vez, afirma que o incêndio, na manhã de segunda-feira, que destruiu parte do seu comitê em Paranaguá foi criminoso. Embora não acuse ninguém nominalmente.

Dignos de livro de suspense (II)
E para completar, uma mirabolante história, com direito à mala preta, dinheiro, arma e um fugitivo sem rosto. Definitivamente, o pessoal anda lendo muitos livros de suspense.

Fiel da balança
O deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) avaliava ontem que a situação é favorável a Osmar Dias na reta final da disputa para o governo, mesmo com o empate apontado nas últimas pesquisas. Lembrou que 16% da população paranaense vive na área rural, e não é atingida pelos institutos de pesquisa. Em uma disputa tão apertada, virão daí os votos decisivos em favor da oposição, prevê.

Em alta
A Polícia Federal já rastreou 56.047 telefones e 2,828 milhões ligações feitas por pessoas envolvidas na tentativa de compra, por petistas, de um dossiê contra integrantes do PSDB. Dessas, 380 mil ligações foram feitas para a Presidência .

Em baixa
O  terça-feira terminou sem votações na Câmara dos Deputados. Até o fim da sessão, 244 parlamentares haviam registrado presença no painel eletrônico – 13 a menos que os 257 exigidos pelo Regimento Interno para a abertura das votações.

* Esta coluna foi elaborada por Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.