Tapetão

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

A bancada de oposição confirmou ontem que deve recorrer à Justiça para obrigar o governo Requião a atender os pedidos de informação, aprovados pela Assembléia. Segundo a liderança oposicionista, seriam mais de dez requerimentos.


Crime
Pela Constituição Estadual, o governo é obrigado a responder os requerimentos aprovados pelos deputados em até 30 dias. Caso contrário, a autoridade responsável pode incorrer em crime de responsabilidade.


Cadê?
O deputado Osmar Bertoldi (DEM) também cobrou ontem do governo o atraso no envio de informações solicitadas pela Assembléia. Até agora, segundo ele, o Executivo não respondeu se foram realizadas as audiências públicas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício 2008, conforme prevista em lei.                                                                                                                                                                   


Queda
A bancada do PSDB oficializou ontem a destituição do deputado Luiz Nishimori da liderança do partido na Assembléia. Quem assume é o oposicionista Ademar Traiano.


Licença
Nishimori, por sua vez, pediu licença do partido por tempo indeterminado. Diz que quer “consultar as bases” e decidir o que fazer diante da ameaça de expulsão. A licença, porém, não interrompe o processo, que será decidido no próximo dia 9 pelo Diretório Estadual tucano. Ele é acusado de desrespeitar a decisão da cúpula da legenda de fazer oposição ao governo Requião.


Vestibular
Durante a reunião da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) realizada na tarde de ontem, o deputado Valdir Rossoni questionou o mérito do projeto que unifica a data dos exames de seleção ao ensino superior das universidades e faculdades estaduais do Paraná.  “Antes de darmos um parecer sobre o projeto, precisamos ouvir as partes. Estabelecermos um debate numa audiência pública para ouvir os interessados no assunto”, disse Rossoni. A sugestão de Rossoni foi bem aceita pelos demais deputados que compõe a CCJ, inclusive pelo líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli, autor do projeto.


Prioridades
Sugestões feitas por entidades e pela população em geral ao projeto que estabelece metas orçamentárias para 2008, a LDO, foram discutidas ontem em audiência pública realizada na Câmara de Curitiba. Mais uma vez, foram confirmadas as prioridades da população: construção de creche, melhoria e ampliação do sistema do ensino fundamental, assistência social, cultura, urbanismo com asfaltamento de mais ruas em novos bairros, entre outros.


“Jabaculê”
Na ânsia de atacar a imprensa, o governador Roberto Requião acaba por escorregar em suas próprias palavras, Ontem, mesmo acabou admitindo que dava “jabaculê” ao jornalista Fábio Campana, prática que sempre condenou em alto e bom tom. “Tem uma revista aqui no Paraná que se chama Idéias, do Fábio Campana, jornalista porreta, quase meu amigo de infância. A Idéias estava recebendo algum dinheiro do Estado, do Detran, da Copel e era uma maravilha para o Governo. Roberto Requião na capa, colorido, retocado no Photoshop…a minha mulher, que é uma bela mulher, apareceu com 15 anos na capa de tanto retoque que ela recebeu. Elogios incríveis. Mas daí, nós cortamos o jabaculê de toda a imprensa e o Fabinho ficou sem dinheiro também”, disse o governador, reclamando das matérias publicadas na revista.


Ex
Em tempo. Campana já foi secretário de Comunicação do governador Roberto Requião na primeira administração.


Em alta
Integrantes da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba estão analisando as propostas apresentadas pela comunidade na audiência pública realizada na terça-feira da semana passada, na Escola Municipal Omar Sabbag.


Em baixa
Uma audiência, outra lá e o Porto de Paranaguá sempre volta a ser alvo de críticas de gente qualificada que apontam sérios problemas na administração. Ontem, não faltaram críticas e muito menos previsões catastróficas em audiência pública no Congresso Nacional.