Terreno

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado


No PMDB, já há quem esteja preparando o caminho para o pós-requianismo e pensando mais em 2010 que nas eleições municipal, principalmente em Curitiba, onde a candidatura de Carlos Moreira anda esvaziada. Segundo essa ala, o vice-governador Orlando Pessuti tem tudo para ser o candidato da legenda ao governo, com ou sem o aval do governador Requião. Até porque, Requião terá que deixar o cargo para disputar o Senado, e Pessuti se tornará titular no governo por pelo menos nove meses, tempo mais do que suficiente para pavimentar sua candidatura.


Terreno (II)
O senador Osmar Dias (PDT), no entanto, cumpre todos os finais de semana rigoroso périplo pelo interior do Estado gastando sola de sapato com os candidatos a prefeito apoiados pela legenda. Também aparecerá em vários programas eleitorais gratuitos.


Companheiros
Muitos comissionados de secretarias de Estado foram exonerados e “cedidos” gentilmente à campanha da petista Gleisi Hoffmann (PT) sob a promessa firme de retornarem aos cargos após a campanha. Isso que é companheirismo. Parece que o governador Roberto Requião acendeu vela para dois “santos”


 Recesso branco?
A iniciativa da Câmara Federal de fazer um recesso branco a partir da segunda semana de setembro fez os olhos dos deputados estaduais brilharem. Muitos propuseram informalmente repetir a idéia na Assembléia Legislativa. O comando da Casa, no entanto, acha que a iniciativa pegaria muito mal.  Mas o assunto ainda está na pauta informal. Por conta das eleições, os deputados já encurtaram a semana, cortando a sessão de quinta-feira de manhã.


Na pauta (I)
A Assembléia Legislativa recebeu nesta semana a mensagem governamental que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Funcionários da Educação Básica, com impacto-orçamentário da ordem de R$ 2,7 milhões. A proposta ainda deve passar pela análise prévia das comissões permanentes antes de ser votado em plenário.


Na pauta (II)
A proposta deve abranger 14.025 servidores — auxiliares de serviços gerais, merendeiras, secretárias de escolas, dentre outros, que atualmente integram o Quadro Próprio do Poder Executivo, o denominado ‘quadro geral’ de servidores.


Agente Igreja
O vereador Sandoval (PTB) criou polêmica na Câmara de Curitiba, ao tentar ressuscitar seu projeto que prevê a criação do “agente igreja”. Nos moldes do agente escola, a iniciativa de Sandoval teria a finalidade de garantir a segurança dos fiéis na entrada e saída dos cultos. A proposta já foi inclusive arquivada pela Comissão de Legislação e Justiça da Casa.


Isolado
O deputado Mauro Moraes (PMDB) foi o único parlamentar da base governista a votar favoravelmente pela inclusão todas as emendas apresentadas ao projeto de promoção da Policia Militar do Paraná. “Infelizmente, a maioria dos deputados seguiu a orientação do governo e rejeitou as emendas que garantiam aos demais integrantes da corporação os benefícios previstos pelo projeto de lei”, comentou o deputado.


 


Em alta
Terá início hoje a partir das 9 horas, o treinamento dos mesários que trabalharão nas Eleições 2008, em Curitiba.  Dos 17.500 mesários convocados para a Capital, 11.000 receberão treinamento. Serão 430 turmas com 25 mesários (em média).



Em baixa
O candidato a prefeito do PV, Maurício Furtado, acena com uma proposta no mínimo curiosa. Criar um núcleo central de acesso restrito em Curitiba. Será delimitada uma área no centro da cidade, com raio de 1,5 km com centro na Praça Tiradentes.