Líderes do governo Requião admitiram ontem o erro no envio do projeto de aumento das alíquotas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Como a proposta só chegou à Assembléia Legislativa em novembro, e será votado apenas no final de dezembro, o imposto só poderá começar a ser cobrado a partir de abril, já que por lei, quando há alteração nas alíquotas é preciso 90 dias de prazo após a aprovação da nova lei para o início da cobrança.
Não fui eu
Na tentativa de tirar o corpo fora, os líderes governistas culpara a chefia da Casa Civil pela presepada envolvendo o IPVA. E dizem que o projeto foi alterado na pasta comandada por Rafael Iatauro.
Efeito colateral
À boca pequena, os governistas dizem que o erro pode até ser benéfico, já que o adiamento do início da cobrança seria bem vindo para o contribuinte, que no início do ano fica assoberbado com outros compromissos, dívidas do período de festas, começo do ano letivo, etc. A oposição, porém, não se convenceu e continua batendo o pé contra qualquer aumento, independente da data para início da cobrança.
Piada pronta
Parece piada mas não é. A direção da Assembléia marcou para o próximo dia 17 o início das transmissões da TV legislativa. O detalhe é que como o recesso começa no dia 22, e no dia 19 é feriado, o mais provável é que os deputados encerrem as sessões de votação na semana anterior, provavelmente no dia 13 ou 14. Ou seja, a tão decantada TV Assembléia vai entrar no ar quando os excelentíssimos parlamentares estarão de férias, e ficará até fevereiro reprisando material gravado durante o segundo semestre. Comenta-se que a Rede Globo já está preocupada com a inesperada concorrência da emissora parlamentar no final de ano.
Infiéis
O PPS deu entrada em mais 14 pedidos, junto ao TRE, para reaver mandatos de vereadores que deixaram o partido depois de 27 de março. A soma dos pedidos feitos pelo PPS do Paraná fecha em 80 parlamentares.
Romanó
O deputado Marcelo Rangel (PPS) protocolou, na última quarta-feira, na Casa Civil, ofício para ter acesso a cópia do inquérito policial, com as devidas gravações, referentes ao caso da funcionária do IAP, Elma Romanó, presa sob a acusação de comandar suposto esquema de corrupção no órgão.
Emendas
A Câmara de Curitiba encerrou, nesta quarta-feir, o prazo para apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual, a LOA 2008. Em levantamento do Departamento de Plenário, foram constatadas 296 emendas com reivindicações de obras e serviços, enviadas pelos gabinetes dos 38 vereadores. O projeto original da Prefeitura, que prevê um valor total de R$ 3,2 bilhões, deverá ser levado a plenário para votação em primeiro turno no próximo dia 11.
Arestas
A deputada Rosane Ferreira (PV) planeja discutir a questão do pacote para reajuste de tarifas de Requião com o presidente estadual do partido, Mello Viana, durante encontro das lideranças paranaenses que a legenda realiza neste sábado. “Em momento algum sofri pressão do partido por conta dos meus posicionamentos”.
Em alta
O senador paranaense senador Alvaro Dias, do PSDB, aderiu ao blog, onde seus eleitores podem fazer perguntas e registrar comentários, críticas, denúncias e sugestões. Outra novidade do site do senador www.alvaro dias.com.br é o espaço Cidadania.
Em baixa
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu desmembrar o processo criminal movido pelo deputado estadual Edson Praczyk (PRB) contra o governador Roberto Requião (PMDB) e contra o secretário de Estado da Comunicação, Airton Pisseti.