Tropa de choque

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

Depois de um mês de enrolação, a Comissão Especial de Investigação criada pela Assembléia para investigar as denúncias de gastos irregulares com publicidade no governo Requião parece que vai mesmo sair do papel. Três partidos e um bloco partidário já indicaram os deputados que vão compor a comissão. Pelo PMDB, o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli, se auto-indicou, junto com Dobrandino da Silva, que vão compor a tropa de choque governista. Pelo PT foi indicado o também governista Péricles de Mello.


Oposição
O bloco PSB, PV, PRB e PR indicou o deputado Reni Pereira, que mantém postura de oposição ao governo. Pelos Democratas o escolhido foi Plauto Miró, também oposicionista. Faltam as indicações de PSDB e PP.


Medo
É grande a chance do governo ficar em minoria na comissão. O que explica em parte o esforço do secretário da Comunicação Social, Airton Pisseti, e do próprio governo, para impedir a investigação a todo custo.


Manobra
Como já se tornou praxe às quintas-feiras, a sessão de ontem da Assembléia Legislativa caiu por falta de quórum. Apenas 29 dos 54 deputados apareceram, um a mais do que o número mínimo para votação. Mas uma manobra da bancada do governo, que esvaziou o plenário para evitar um projeto da oposição com mudanças na lei do ICMS, acabou derrubando a sessão.


Editais
O senador Osmar Dias (PDT) anunciou ontem que pretende apresentar emenda ao Projeto de Lei Complementar que altera dispositivos da Lei de Licitações, para garantir que seja mantida a exigência de publicação do aviso de licitações em jornais diários de grande circulação. O projeto, que estava para ser votado em regime de urgência no Senado Federal será agora analisado Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).


Consagrado
O projeto revoga, em um de seus artigos, a exigência da publicação de editais em veículos impressos e propõe o uso mais intensivo de meios eletrônicos, como os sites da administração pública, para tais divulgações. O senador paranaense defende que sejam mantidos ambos os meios para a divulgação dos pregões, de forma que seja reforçado o princípio da publicidade consagrado no artigo 37 da Constituição Federal.


Ainda as CPIs
O PT indicou os membros titulares do partido que participarão da Comissão Especial de Investigação do Pedágio e da Comissão Especial de Investigação que vai apurar as denúncias de gastos irregulares com publicidade no governo estadual Na Cei da Comunicação o indicado é o deputado Elton Welter e na Cei do Pedágio o indicado é o deputado Péricles de Mello.


No top
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) recebeu ontem em San Diego, na Califórnia, o diploma de Doutor em Administração Governamental pela Southern States University.  O ex-governador Jaime Lerner, por sua vez, desembarcou no Brasil. Em São Paulo vai receber o prêmio anual da Revista Casa Claudia, da Editora Abril, que homenageia personalidades que contribuem para o engrandecimento da arquitetura no Brasil.


Em alta
A OPOSIÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO comemora com razão os resultados de sua empreitada.  Com suas denúncias no plenário da Assembléia. Foi assim com as denúncias de gastos com publicidade e também com a prestação de contas do governo.



Em baixa
Dizendo-se católico praticante, o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) deixou hoje o Senado e seguiu direto para a Catedral de Brasília. O ex-governador do Distrito Federal chegou à igreja —e ajoelhou-se para rezar. Fez o sinal da cruz, fechou os olhos e  parecia rezar.