política e internet
Um só caminho
A emergência provocada pela nova gripe — a Influenza A H1N1 — uniu discursos e trabalhos na área da saúde. Apesar de pertencerem a grupos políticos adversários, as secretarias de Saúde do Estado e de Curitiba trabalham lado a lado. Os sites dos dois governos passaram a semana passada veiculando as mesmas matérias informativas de utilidade pública. Num momento de crise dão um exemplo. Colocar o bem estar público em primeiro lugar, acima das diferenças políticas.
Nos postos da Prefeitura
Exemplo disso foi uma matéria onde pacientes da nova gripe falam como foi o atendimento e o tratamento pelos quais passaram, tranquilizando a população. A matéria foi produzida pela Agência Estadual de Notícias, com personagens atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A mesma matéria foi postada nas duas agências de notícias — do governo e da Prefeitura — na sexta-feira. No site da Sesa criado exclusivamente para informar sobre a doença (www.novagripe.pr.gov.br), há um link para o site da Prefeitura de Curitiba.
Fumaça (I)
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Ney Leprevost (PP), convocou para hoje uma reunião para analisar e votar o parecer sobre o projeto que restringe o fumo em ambientes fechados no Paraná. O parecer do deputado Tadeu Veneri (PT) é pelo trâmite normal do projeto anti-fumo e defende que o mesmo seja levado a decisão do Plenário. Veneri e Leprevost já estão com uma emenda pronta para incluir no projeto a obrigação legal do Estado de disponibilizar em toda rede de saúde pública assistência terapêutica e medicamentos antitabagismo para os fumantes que querem parar de fumar. “O Governo copiou a lei de São Paulo, mas esqueceu de se comprometer a tratar as pessoas que querem deixar a dependência química. A inclusão desta emenda é uma condição básica para que a lei realmente alcance os efeitos desejados pela classe médica”, afirma Ney.
Fumaça (II)
O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus, informou a Leprevost que pretende colocar em pauta o projeto na próxima quarta-feira, para primeira discussão em Plenário. Justus convidou o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Marco Fatuch, para falar na sessão de hoje, sobre os prejuízos. Já na sessão de terça-feira, Justus convidou os representantes da Secretaria Estadual de Saúde.
Na pauta
Médico
O vereador de Curitiba Tico Kuzma (PSB) quer que hospitais, prontos-socorros e unidades de saúde fixem cartaz com nome, especialidade e o número do registro no conselho profissional dos médicos que estiverem em trabalho. Para o vereador, é uma forma de evitar ocorrências como as registradas em Campo Largo, onde falsos médicos da saúde pública utilizavam indevidamente o registro profissional de outras pessoas, exercendo ilegalmente a medicina.
Duas rodas
Se passar em plenário, 5% das vagas de estacionamentos de Curitiba devem ser reservados às bicicletas em escolas municipais, parques, pontos turísticos e outros espaços, assim como shoppings, hipermercados, supermercados e locais privados de grande circulação de pessoas. É o que prevê projeto do vereador Caíque Ferrante (PRP).
Agenda
Empresários, dirigentes sindicais e lideranças políticas têm até hoje para fazer sua inscrição no Congresso Paranaense da Indústria 2009, maior e mais importante evento do setor produtivo do Estado. O evento será realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) dia 18 de agosto, no Cietep, em Curitiba. As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.fiepr.org.br/congressodaindustria. No dia 18, as inscrições poderão ser feitas no local do evento, mas sujeitas a disponibilidade de vagas.
Em alta
A Comissão Especial da Câmara criada para analisar propostas de desoneração do transporte coletivo aprovou proposta do deputado Gustavo Fruet (PSDB) que reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep, da Cofins e da Cide incidentes sobre o óleo diesel e outros insumos.
Em baixa
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou oprojeto de lei 6288/02, de autoria do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), que proíbe a utilização de herbicidas para capina química em áreas urbanas.