Urgência

Bem Paraná

O líder do governo na  Câmara Municipal, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), confirmou que diversas mensagens do Executivo que estão tramitando na Casa serão apreciadas em regime de urgência, pois são matérias que devem ser aprovadas ainda neste ano. “Temos só duas semanas de trabalhos e as mensagens são prioritárias”, disse ele. Entre as mensagens em regime de urgência, estão a que “reestrutura as carreiras de educador, atendimento social da administração direta e de atendimento social da FAS e outras” .


Análise
Por falar em Mario Celso, ele disse ontem  que considera que a alta popularidade do prefeito Beto Richa — que tem 73% de aprovação, segundo levantamento da Paraná Pesquisas — é reflexo do bom trabalho na administração municipal. “Não precisa de pesquisa para perceber a boa aprovação do prefeito Richa pelos curitibanos. Basta ver como o Beto é bem recebido pela população nos bairros, toda vez que entrega ou vistoria obras”, afirma Mário Celso. Ele destaca que a popularidade de Beto Richa foi medida recentemente nas urnas, quando o candidato tucano à presidência, Geraldo Alckmin, e do candidato  Osmar Dias, do PDT, venceram em Curitiba.


Menu
Os deputados da base governista na Assembléia Legislativa almoçam hoje com o governador em exercício, Orlando Pessuti, no Palácio Iguaçu. No cardápio do encontro, a eleição para a Mesa Executiva da Casa, e a escolha de um novo conselheiro do Tribunal de Contas, no lugar de Pessuti, que deve renunciar à indicação de seu nome para continuar como vice-governador.


Tô fora
O líder do governo na Assembléia, deputado Dobrandino da Silva (PMDB) reafirmou ontem que o governador Requião não pretende interferir na escolha do novo presidente da Casa. E diz que mesmo tendo a maior bancada eleita, com 17 deputados, o PMDB precisa dos outros partidos para fazer o sucessor de Hermas Brandão (PMDB).


Beiradas
As declarações de Dobrandino caem como uma luva para as pretensões do deputado Nelson Justus (PFL). O pefelista aposta na divisão dos peemedebistas com trunfo na disputa.


Serão
Os deputados terão que esperar um pouco mais antes de entrar em férias. Segundo Hermas


Novos desembargadores
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça elegeu, em sua sessão administrativa realizada hoje os dois novos integrantes do TJ: o juiz de Direito da comarca de entrância final de Londrina, José Cichoki Neto, e o juiz de Direito Substituto em Segundo Grau, Abraham Lincoln Merheb Calixto, escolhidos pelo critério de antigüidade e merecimento, respectivamente. A posse dos dois novos desembargadores está prevista para dia 12, terça-feira, às 18 horas, no Salão do Tribunal Pleno, no 12º andar do edifício anexo ao Palácio da Justiça.


Alvo fácil
No depoimento de ontem à CPI dos Grampos, o coordenador da Promotoria de Investigações Criminais do Ministério Público, Paulo Kessler, denunciou que o sistema telefônico brasileiro é absolutamente vulnerável às escutas ilegais. Segundo ele, cobradas, as direções das empresas de telefonia alegam que herdaram uma rede obsoleta que não dá qualquer segurança.


Em alta
Já o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) tem boas chances de ser escolhido para a vaga no Tribunal de Contas. Até ontem, era cotado como o favorito nas prévias governistas, hoje, para a escolha de um candidato único. A eleição é na quinta-feira.


Em baixa
Tudo indica que o plenário da Câmara dos Deputados vai mesmo votar amanhã a proposta de cassação do deputado federal JOSÉ JANENE (PP-PR). Tudo indica que os colegas vão cassá-lo por ser o último caso dos mensaleiros e para encerrarem o ano com “justiça” na Casa.