Velha parceria

Da Redação

A TV da Universidade Federal do Paraná reserva surpresas para março. A programação da televisão deverá ter novidades na volta às aulas. De acordo com O novo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR)  Zaki Akel renovou na semana passada o convênio da entidade com a TV estatal Educativa, feito nos áureos tempos de Carlos Moreira, hoje assessor especial do governo Requião. A diferença é que dessa vez os funcionários contratados pela parceria vão ter que se desdobrar para produzir para as duas TVs. Akel está montando um comitê que vai definir a nova grade de programas. Segundo Akel, os departamentos acadêmicos deverão participar mais na definição dos temas tratados pela TV.

Histórico
Os profissionais que atuam na TV da Federal são contratados por um convênio entre a Funpar, a Fundação da Universidade Federal do Paraná, e a RTVE. A programação da TV UFPR estreou em 2002. Os programas eram feitos por uma produtora. Em 2005 foi criado um núcleo dentro da própria Universidade e foi inaugurada a sede onde a TV opera até hoje, no Cabral. A parceria entre a TV da Federal e a RTVE na contratação de funcionários existe desde 2004.

Caras novas
O ano legislativo começa na Assembléia Legislatiba com algumas caras novas, por causa da eleição municipal e de reacomodações no governo Requião. Entre eles, Fernando Scanavacca, que assume uma cadeira do PDT deixada por Edgar Bueno, eleito prefeito de Cascavel. Nova composição também no PT, Professor Lemos que assume no lugar do Professor Luizão, eleito na campanha municipal de 2008 prefeito de Pinhais. O titular da cadeira é Enio Verri, atual secretário de planejamento do Governo Requião.

Cruzada
Junto com a Assembléia Legislativa, a Comissão de Segurança Pública retoma suas atividades hoje. A primeira reunião irá definir as datas de duas audiências públicas que serão feitas no Bairro CIC, na capital, para tratar de temas relacionadas à violência.  Segundo o presidente da comissão, deputado Mauro Moraes (PMDB), o reinicio das atividades será marcada também pela retomada da “cruzada” contra a violência no Paraná.

No interior
A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, voltar a fazer ao longo de 2009, reuniões no interior do Paraná. As visitas aos municípios terão início a partir de março. O presidente da Comissão, deputado estadual Ney Leprevost, ressalta a importância das reuniões no interior, “vamos ouvir a população, apresentar os serviços disponíveis pela Secretaria Estadual de Saúde e levar palestras preventivas aos locais de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado”, afirma Ney.

Posse
O desembargador Jesus Sarrão toma posse, hoje, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em solenidade que será realizada na Sala de Sessões do órgão, em Curitiba, a partir das 10 horas. Na mesma cerimônia, assume a vice-presidência e a corregedoria do TRE-PR a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes.Tanto Sarrão como Regina já ocupam os cargos que assumirão em caráter interino.

Energia
O presidente da Comissão Especial de Energias Renováveis, deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), informou que a Câmara dos Deputados receberá amanhã o secretário executivo do Conselho Global de Energia Eólica, Steve Sawyer, que é uma das maiores autoridades europeias em energias renováveis. O parlamentar disse que o tema está aberto no Brasil e no mundo e que é importante a regulamentação nacional das matrizes energéticas renováveis.

Em alta
As lideranças curitibanas e paranaeses ficaram animiadas com a visita do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 a Curitiba no fim de semana. Acham que a candidatura da cidade para receber jogos do Mundial está praticamente certa.

Em baixa
O número de operações financeiras com indícios de lavagem de dinheiro  quase dobrou entre 2007 e 2008 no Brasil. Segundo informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ,no ano passado, foram rastreadas 44.817 operações suspeitas.