Versão do PAC

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado


Nada se cria. Tudo se copia. Seguindo a risca o ditado, o governador Roberto Requião resolveu criar uma versão paranaense do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). A idéia é ofuscar as divisões internas do governo e ainda “libertar a administração do marasmo pós-reeleição”, nas palavras de um colaborador de Requião. Para isso, o governador convocou um grupo seleto de secretários e assessores para discutirem o plano. A primeira reunião será no dia 15. O governador quer idéias para incentivar a agricultura e a economia e a educação.


Versão ado PAC (II)
Para não assumir a derrota na guerra do pedágio, o PAC local pretente consolidar do sistema alternativo as praças do pedágio. Entre os secretários que farão parte do grupo estão, Mauricio Requião, da Educação, Heron Arzua, da Fazenda, Raska Rodrigues, do Meio Ambiente e o presidente do BRDE, Carlos Marés. Detalhe: o vice, Orlando Pessuti nem sequer foi comunicado.


Tudo como está
O pessoal da área da cultura pode ficar tranqüilo. A garantia é do secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, que negou a possibilidade de extinção ou fusão com outras pastas da Secretaria de Estado da Cultura. A especulação surgiu durante a última semana no meio cultural da capital.


Pingos nos “is”
Amanhã, a briga do governador Robrto Requião (PMDB) com o prefeito de Beto Richa (PSDB) e as represálias dele com a cidade serão assunto da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal de Curitiba. Os secretários municipais de Finanças (Luiz Eduardo Sebastiani), Obras (Mario Tookuni) e Planejamento (Antonio Poloni) estarão na Câmara para esclarecer detalhes sobre as obras em andamento na cidade, além de clarear a situação dos repasses de verbas do Estado para Curitiba.


Agora vaia
Agora vai. A TV Assembléia vai finalmente sair do papel. O presidente da Casa, Nelson Justus (PFL) conseguiu convencer os desclassificados na licitação para retirarem as ações na Justiça. Assim, a GW deve ser declarada como vencedora ainda nesta semana. A previsão é que a TV esteja no ar em no máximo quatro meses.


Surpresa positiva
O líder da oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB) revelou surpresa com o número de adeptos a seu grupo. “Tivemos uma surpresa positiva. Esperávamos cerca de doze deputados. Se o governo continuar desse jeito, o grupo de oposição pode aumentar”. Em reunião, na semana passada, o grupo de oposição conseguiu reunir 17 parlamentares.


PDT
A Executiva estadual e os coordenadores do PDT de todo o Estado reúnem-se hohe, a partir das 9 horas, na sede do partido em Curitiba para mais uma rodada de debates sobre a reorganização do partido no Estado.  A intenção, segundo o senador Osmar Dias, presidente do PDT do Paraná, é analisar a situação dos diretórios municipais existentes e a estratégia de fortalecimento da legenda para as eleições municipais. “Queremos ampliar o PDT e lançar candidatos a prefeito no maior número de municípios.”.


Convênio parado
260 dias é o tempo que o governador Roberto Requião está sem cumprir o convênio que assinou com a Prefeitura de Curitiba para reduzir o custo óleo diesel para os ônibus do
transporte coletivo na RMC.


Em alta
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Invasões deve sair do papel nesta semana na Câmara Municipal. Quem garante é o  vereador Mario Celso, líder do prefeito.”Estea ação que prejudica a cidade e muitas vezes gera conflitos”, diz ele.


Em baixa
Engana-se quem pensa que o ex-deputado José Borba (PMDB) está fora do circuito político. Ele renunciou para não ser cassado e não conseguiu se reeleger, mas mantém seus escritórios em Curitiba, Jandaia e Maringá. Serve ao . presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia.