Fujimori
Peru — O ex-presidente peruano Alberto Fujimori (1990-2000) exaltou-se ontem na hora de apresentar sua defesa no primeiro dia de seu julgamento e sofreu uma crise de hipertensão. Sete anos depois de ter abandonado o poder e fugido para o Japão, Fujimori, de 69 anos, está sendo julgado pelas acusações de violação de direitos humanos. “Rejeito todas as acusações, sou inocente”, afirmou o ex-presidente.
Posse
Argentina — Cristina Fernández de Kirchner jurou a Constituição ontem, no Congresso, como a primeira presidente eleita da Argentina, completando uma rara transferência de poder de marido para esposa. Cristina improvisou um discurso logo após o juramento, no qual pediu a Deus que espera se equivocar “o menos possível,” e disse que espera ter a força para executar sua tarefa.
Blecautes
Líbano — Dezenas de manifestantes furiosos bloquearam ruas em dois bairros no sul de Beirute, em protesto contra os blecautes e o racionamento de eletricidade, além dos aumentos nos preços da gasolina e do diesel. Os manifestantes queimaram pneus em Kafaat e Musharrafiyeh, onde bloquearam duas avenidas por cerca de uma hora, antes de serem dispersos por tropas do exército e forças de segurança.
Retomada
Afeganistão — Forças afegãs e estrangeiras retomaram uma cidade do sul do Afeganistão que era controlada desde fevereiro pela milícia fundamentalista islâmica Taleban. O general Mohammad Zahir Azimi, porta-voz do Ministério da Defesa do Afeganistão, disse que soldados afegãos, americanos e britânicos “capturaram completamente” a cidade de Musa Qala, na província sulista de Helmand.