Na volta ao Santos, Leão mostra bom humor
Pela terceira vez em 10 anos, Emerson Leão vai dirigir o Santos. Ontem, na primeira entrevista coletiva após a volta à Vila Belmiro, o treinador esbanjou um bom humor que não lhe é característico: brincou com jornalistas, respondeu todas as perguntas e deu várias alfinetadas no antecessor, Vanderlei Luxemburgo, de quem é desafeto declarado. “Eu agora estou mais light”, avisou.
Leão deixou o Santos em 2004, depois de ter sido campeão brasileiro em 2002 e vice da Libertadores de 2003. “Fiquei mais marcado por salvar times do rebaixamento. Chega uma hora em que você quer uma coisa mais light. Então, eu quero esse outro lado, quero brigar por títulos também”, explicou o treinador, que também trabalhou na Vila Belmiro em 98 e 99. Ontem, Leão entrou na sala da imprensa da Vila Belmiro com 23 minutos de atraso. E viu o presidente do clube, Marcelo Teixeira, anunciar a permanência do volante Rodrigo Souto e do atacante Marcos Aurélio para 2008. O goleiro Fábio Costa e o volante Maldonado, com quem Leão teve problemas no passado, ficarão no Santos.

Palmeiras
Não há mais impasse burocrático para Vanderlei Luxemburgo assinar com o Palmeiras. Com a confirmação de Emerson Leão no Santos, o técnico está livre para firmar contrato com outro clube sem o risco de precisar pagar uma gorda multa rescisória. O anúncio deve ocorrer hoje, após quase duas semanas de uma novela que começou com a demissão de Caio Júnior, no último dia 5. Luxemburgo esteve reunido ontem com diretores do departamento de futebol do Palmeiras na sede da Traffic, agência que investirá R$ 40 milhões na contratação de reforços para o time.

Prêmio
Visto como um dos favoritos à medalha olímpica nos Jogos Olímpicos de Pequim nas piscinas, o nadador Thiago Pereira foi eleito pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) como o melhor atleta masculino de 2007. A premiação, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, teve como candidatos ainda dois campeões mundiais, Diego Hypólito, ginasta, ouro no Pan e no Mundial de Stuttgart-2007, e Tiago Camilo, do judô, ouro nos Jogos do Rio também e primeiro lugar no Mundial de setembro. A principal façanha de Thiago no ano foi seu desempenho no Pan: foram seis medalhas de ouro — nos 200 m e 400 m medley, nos 200 m costas e peito e nos revezamentos 4 x 100 m e 4 x 200 m livre —, uma de prata (4 x 100 m medley) e uma de bronze (100 m costas). No feminino, o COB manteve a tradição de premiar ginastas entre os melhores do ano e colocou Jade Barbosa como a melhor atleta de 2007 entre as mulheres. Para conquistar o prêmio, a jovem ginasta superou a jogadora de futebol Marta e Fabiana Murer, do atletismo.

Doping
No dia que o COB realizou a sua maior festa do ano, a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) confirmou quatro casos de doping nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, dois deles envolvendo atletas brasileiros. Uma delas foi a nadadora Rebec Gusmão, envolta em polêmica com o doping. A entidade que controla o esporte na América confirmou o resultado positivo de testosterona no exame dela, que perdeu as medalhas de ouro nos 50 m e 100 m livres, a de prata no revezamento 4×100 m livre e a de bronze no revezamento 4×100 m medley. Os outros pegos no exame foram o brasileiro Fabrício Mafra (bronze na categoria 105kg de levantamento de peso), o ciclista colombiano Libardo Niño (prata na prova contra o relógio) e o jogador de beisebol Pedro Wilder Rayo, da Nicarágua (bronze).

Romário
Nos “minutos finais” de sua carreira como atleta, Romário terá um desafio diferente hoje: em vez de superar os zagueiros adversários, terá de convencer os auditores da 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de que não deve ser condenado por doping. A partir das 18 horas, o veterano craque, nomeado na semana passada como técnico do Vasco, vai tentar evitar uma punição que parece certa — 120 dias de suspensão por uso de substância proibida pelo Controle de Dopagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

São Paulo
A diretoria do São Paulo só deve ter uma posição definitiva sobre a situação de Adriano a partir de janeiro. Os dirigentes desconversam sobre as reportagens publicadas nos jornais italianos, dando conta que a Inter estaria disposta a mantê-lo no Brasil por mais alguns meses. “Ninguém da Inter nos procurou. Até agora, essa hipótese só foi levantada pela imprensa da Itália”, resume o médico Marco Aurélio Cunha, superintendente de Futebol.

Flamengo
O Flamengo parece querer estocar meio-campistas para a próxima temporada. A diretoria rubro-negra acertou a vinda de Marcinho, do Atlético Mineiro, e ainda tenta repatriar de Jônatas, que está no Espanyol, e Renato, do Al Nasr, dos Emirados Árabes. O clube também reforçou a defesa: acertou ontem a contratação do zagueiro Rodrigo, que defendeu o São Paulo e está no Dínamo de Kiev, da Ucrânia.

Botafogo
Depois do zagueiro argentino Ferrero, o Botafogo apresenta hoje mais um reforço para 2008, o lateral-esquerdo Zé Carlos, que estava no Cerezo Osaka, do Japão. Ele faz exames médicos pela manhã e será apresentado à tarde na sede do clube, em General Severiano.

Robinho
O primeiro filho do atacante Robinho nasceu às 12h20 de ontem, em Santos. Vivian, noiva do jogador, deu à luz Robson Souza Filho no hospital Casa de Saúde, longe do ídolo do Real Madrid, que só conhecerá seu primogênito na próxima semana. O filho de Robinho nasceu em uma semana importante para o jogador, que, no próximo fim-de-semana, defenderá o líder Real no clássico contra o Barcelona, pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol.

Barcelona
O presidente do Barcelona, Joan Laporta, lamentou a ausência do atacante Messi no clássico contra o Real Madrid, no próximo domingo, pelo Campeonato Espanhol. O atleta está lesionado e deve ficar fora dos gramados por cerca de um mês. De acordo com o dirigente, Messi é o jogador do elenco catalão que “mais desequilibra” em campo. “Em uma partida tão importante, contra o nosso rival Real Madrid, é uma lástima não poder contar com Messi. Mas estamos acostumados a superar contratempos como este”, disse Laporta.

Inglaterra
Apresentado oficialmente ontem como novo técnico da seleção inglesa, o italiano Fabio Capello disse estar realizando um sonho por assumir o cargo. E prometeu aprender rapidamente a falar inglês para facilitar seu trabalho. Contratado na última sexta-feira, depois de quatro dias de negociação, Capello assinou compromisso de quatro anos e meio, para receber cerca de US$ 12 milhões por temporada. Ele chega para substituir Steve McClaren, que foi demitido no mês passado depois de fracassar nas eliminatórias e não conseguir classificar a Inglaterra para a Eurocopa de 2008.