dance video
Dance video em voga (Freepik)

O dance video é o novo videoclipe? Pois essa tendência multimídia vem ganhando terreno para impulsionar uma música nas plataformas digitais. Essa tendência ganhou força nas plataformas digitais e redefiniu a forma como artistas promovem suas músicas, os chamados dance videos.

Eles são focados em coreografias, mais simples ou até elaboradas, que viralizam principalmente no TikTok, Instagram e YouTube Shorts, apesar dessa prática já existir antes, a ascensão das “dancinhas” em redes sociais tornou esse formato uma ferramenta estratégica essencial no mercado musical.

“Hoje, criar um dance video com potencial viral é tão importante quanto ter um bom single, ele gera engajamento orgânico, aproxima o público e facilita o compartilhamento da música em diferentes contextos”, explica Jeff Nuno, CEO da LUJO NETWORK, referência em distribuição digital com atuação internacional.

Dance video não substitui o videoclipe tradicional

Apesar do sucesso, o formato ainda não substitui o videoclipe oficial, que continua sendo uma peça importante da estratégia de lançamento. O videoclipe tradicional cumpre um papel mais completo de narrativa visual, posicionamento artístico e divulgação oficial nas plataformas como YouTube, Vevo e canais de música.

“O dance video funciona como um chamariz rápido e viral, mas o videoclipe constrói identidade, estética e contribui para a longevidade da música. São estratégias complementares e ambas têm espaço nas campanhas digitais atuais”, destaca Jeff Nuno.

O TikTok tem sido o principal catalisador dessa tendência, onde danças coreografadas ajudam a transformar faixas desconhecidas em hits globais em questão de dias. Artistas como Doja Cat, Anitta e Meghan Trainor são exemplos de nomes que tiveram músicas impulsionadas por coreografias criadas por fãs e coreógrafos da plataforma.

Estratégia multimídia é essencial
A combinação entre clipes, dance videos e outras formas de conteúdo aliados a uma boa distribuição digital nas plataformas faz parte de uma estratégia multimídia mais ampla, que busca alcançar o público em diferentes formatos e canais.

“Hoje, o artista precisa pensar além da música, é preciso construir uma experiência do usuário que seja envolvente e presente em várias plataformas, presente em várias plataformas. Quem aposta só em uma frente está deixando de explorar grande parte do potencial digital, isso vale tanto para formatos, quanto para plataformas digitais”, conclui Jeff Nuno.

Músicas com dancinhas de sucesso:

1 – Trayce e Dj Campones – Eu amei;

2 – GS O Rei do Beat, Eo Don, Mc Gw – Movimenta;

3 – DJ Camponês e DJ GU de campos – Tem o Kaka;

4 – Trovão no Bewat, MC GW – Vem novinha pro Cafofo;

5 – MAGOTH TTK, MC ZUDO BOLADÃO, Mc Gimenes – Rock do Roça Funk;

6 – Ana Petkovic, MC GW – Calma aí;

7 – Beyoncé – Single Ladies;

8 – Anitta – Envolver;