Um estudo inédito encomendado pelo Resenha Digital Clube e desenvolvido pela Data-Makers revela o comportamento digital do público durante o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo Fifa de Futebol, no ano que vem, nos Estados Unidos, Canadá e México.
A Copa será a mais digital de todos os tempos, com 66% dos brasileiros conectados durante os jogos e uma forte adesão ao consumo multiplataforma. É o que aponta o estudo “O Brasileiro e a Copa”, encomendado pela mediatech de esportes Resenha Digital Clube e realizado pela Data-Makers. A pesquisa, que ouviu 1.000 fãs de esporte de diversas classes e regiões, também mapeia comportamentos de consumo e mídia no período.
A experiência ao vivo da Copa do Mundo de 2026 será predominantemente multiplataforma, com 54% dos fãs utilizando mais de uma tela para acompanhar os jogos e 12% optando somente pelo celular. No quesito de consumo de conteúdo (notícia, informação e entretenimento), a TV aberta ainda lidera com 85%, mas as plataformas digitais demonstram força avassaladora e são complementares, com Instagram (82%), Sites de Notícias (77%), YouTube (70%) e TikTok (42%) atuando como canais essenciais.
Para interações durante os jogos, o WhatsApp domina com 49% da preferência, seguido por Instagram (12%) e YouTube (10%). Essa torcida online usa seus aparelhos principalmente para comentar e postar (86%) e trocar mensagens com amigos (71%).
Os influenciadores também devem desempenhar um papel crucial pela busca de atenção online. Entre as figuras públicas mais influentes, Neymar (31%), Neto (21%) e Tiago Leifert (14%) lideram. Ex-atletas e jornalistas especializados são os tipos de influenciadores mais valorizados (31% e 19%, respectivamente), com a preferência por conteúdos como comentários ao vivo (30%) e lives pré/pós-jogos (23%).
“A Copa de 2026 será a mais conectada de todos os tempos, mostrando como o público brasileiro está cada vez mais envolvido de forma multiplataforma. Essa diversificação no consumo de conteúdo e a alta adesão às redes sociais representam uma oportunidade única para explorar o potencial de engajamento digital, criando experiências mais dinâmicas e próximas do torcedor”, afirma Leandro Gléria, head de operações do Resenha Digital Clube.
“Os dados reforçam que o público brasileiro está altamente conectado e ativo durante os jogos, utilizando várias telas e plataformas ao mesmo tempo. Essa forte adesão ao consumo multiplataforma e às interações online demonstra uma audiência cada vez mais engajada e ávida por conteúdos ao vivo, o que deve orientar estratégias de comunicação e produção de conteúdo para o maior evento esportivo do planeta”, pontua Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers.
Principais insights:
66% dos brasileiros estarão conectados durante os jogos da Copa.
54% usarão mais de uma tela para assistir aos jogos.
TV aberta (85%) lidera, mas Instagram (82%), Sites de Notícias (77%), YouTube (70%) e TikTok (42%) são essenciais para conteúdo.
WhatsApp é a plataforma preferida para interações durante os jogos (49%).
86% usam redes sociais para comentar/postar, 71% trocam mensagens no celular durante os jogos.
Sobre o Estudo
A pesquisa “O Brasileiro e a Copa” foi realizada pela Data-Makers, sob encomenda da mediatech de esportes Resenha Digital, em outubro de 2025. O estudo utilizou entrevistas online de autopreenchimento com 1.000 brasileiros que acompanham eventos esportivos, representando todas as classes sociais e todas as regiões do Brasil.
O perfil da amostra incluiu 44% de mulheres, 55% de homens e 1% de outros gêneros. Em termos de classe social, 31% pertencem às classes AB, 42% à classe C e 27% às classes DE. A distribuição regional contemplou sudeste (45%), nordeste (20%), sul (18%), centro-oeste (9%) e norte (8%).
Sobre o Resenha Digital Clube
O Resenha Digital Clube é uma media tech que conecta marcas aos fãs do esporte. Dono da maior network de perfis em redes sociais ligados ao esporte no Brasil, reúne hoje mais de 75 creators com alcance combinado superior a 65 milhões de pessoas, atuando de forma multiplataforma (Instagram, TikTok, X, Kwai e Facebook) em todas as regiões do Brasil. A empresa opera em três frentes: o Resenha Clube, que gerencia a network de perfis, o Resenha Conteúdo, dedicado a produções proprietárias como a plataforma de tênis New Balls Please e o Resenha Curadoria, que mapeia, gerencia e desenvolve projetos sob medida com talentos do esporte. A empresa pertence ao Grupo PEEK e tem como sócios Rafael Pinho, Rafael Coca, Leandro Gléria e Gilberto Zurita.
Sobre a Data-Makers
A Data-Makers é a primeira agência de big data do Brasil. Com foco em gerar negócios a partir de dados, a empresa tem como missão democratizar projetos de insights e pesquisa, construindo uma relação de longo prazo com clientes e rede de parceiros.
