Está marcada para este fim de semana, nos dias 10 e 11 de agosto (sábado e domingo), a realização das provas do concurso público para o cargo de auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A consulta aos locais de aplicação dos testes do concurso do TCE-PR, que ocorrerá em três diferentes pontos de Curitiba no turno da tarde, pode ser feita no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame.
Leia mais
- Correios abre as inscrições para concurso em duas áreas
- Ministério Público do Paraná abre 86 vagas em concurso público: inscrições vão até 14 de agosto
Estão sendo ofertadas no concurso do TCE-PR dez vagas que exigem formação acadêmica de nível superior em seis áreas: Jurídica, Contábil, Engenharia, Administrativa, Informática e Econômica. Em todas as especialidades também está prevista a formação de cadastro de reserva. Atualmente, há 95 cargos vagos de auditor de controle externo na Corte.
Ao todo, 6.583 pessoas se inscreveram para participar do concurso do TCE-PR, sendo 199 declaradas pessoas com deficiência (PcD) e 734 autodeclaradas afrodescendentes. São 2.199 candidatos concorrendo a três vagas na área Jurídica; 1.236 a duas vagas na área Contábil; 1.093 a duas vagas na área de Engenharia; 1.080 a uma vaga na área Administrativa; 650 a uma vaga na área de Informática; e 325 a uma vaga na área Econômica.
A remuneração inicial atual do cargo é de R$ 22.460,20 (incluindo vencimento básico e verba de representação). Os servidores efetivos recebem os benefícios de auxílio-alimentação de R$ 1.960,26, auxílio-saúde (pago a quem tem plano de saúde privado e cujo valor varia de acordo com a faixa etária do servidor) e auxílio-creche, pago a quem tem filhos de até seis anos matriculados em creche ou pré-escola.
Provas
Os exames serão realizados em três diferentes locais da capital paranaense: na Universidade Tuiuti do Paraná (Rua Padre Ladislau Kula, 395 – Santo Inácio), na Gran Faculdade (Rua Caetano Marchesini, 952 – Portão) e no Colégio Estadual Pedro Macedo (Avenida República Argentina, 2376 – Portão).
Tanto no sábado (10 de agosto), quanto no domingo (dia 11), a abertura dos portões está programada para as 12h, com seu fechamento agendado para as 13h e o início das provas marcado para as 13h30. Porém, enquanto no primeiro dia, o tempo de aplicação dos testes será de cinco horas, no segundo este será de quatro horas e meia.
O candidato deve comparecer ao local de prova portando caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, comprovante de inscrição no concurso público e documento de identidade original.
Como será a prova do concurso do TCE-PR
No primeiro dia, serão aplicados os testes objetivos com 100 questões de múltipla escolha, sendo 50 de conhecimentos gerais, comuns a todas as áreas, e 50 de conhecimentos específicos de cada especialidade. Já no segundo dia, serão aplicadas as provas discursivas, que consistirão em quatro questões e um parecer. Não haverá prova de títulos.
Os conteúdos previstos nas provas de conhecimentos gerais, de acordo com o edital de abertura, são: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Controle Externo, Auditoria Governamental, Administração Financeira e Orçamentária, Administração Geral e Pública e Raciocínio Lógico. Já as temáticas das provas de conhecimentos específicos variam de acordo com a área de formação de cada candidato.
Cronograma do concurso do TCE-PR
A consulta aos gabaritos preliminares poderá ser feita a partir das 19 horas do dia 13 de agosto até as 18 horas do dia 15 de agosto. Por sua vez, a divulgação do padrão preliminar de respostas da prova discursiva também acontecerá no dia 13 e o prazo para interposição de recursos será nos dias 14 e 15 do mesmo mês.
Finalmente, a divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas acontecerá no dia 16 de agosto, com o anúncio do resultado final das provas objetivas e do resultado provisório da prova discursiva sendo divulgado no dia 9 de setembro.