Em 2017, a Prefeitura de Curitiba apreendeu 15.537 itens de publicidade irregular nas ruas da Capital, incluindo aqueles em em postes e semáforos da cidade. Também foram emitidos 1.355 notificações e multas para os responsáveis. Em 2018, no primeiro bimestre, estas apreensões totalizam 3.420 itens, 33% a mais do que a média bimestral de 2017.

Os anúncios irregulares eram, em geral, placas, cavaletes, faixas e banners afixados em postes ou na área de passeio, o que é proibidos pela Lei nº 8.471/1994, que dispõe sobre a publicidade ao ar livre. A publicidade, em imóveis edificados ou não, depende de licença expedida pela Secretaria Municipal do Urbanismo.

Na semana passada a fiscalização da Prefeitura apreendeu sete banners de uma empresa colocados de forma irregular em postes e semáforos da cidade. O empresário foi multado em R$ 545,11 e notificado para que faça a retirada dos banners. O material teria sido colocado por uma empresa terceirizada contratada para divulgação dos produtos, mas a responsabilidade também é do contratante.