Como fazer compra segura no Natal

Bem Paraná

O Natal vem aí e as facilidades que as compras online proporcionam voltam a ter destaque e atraem milhares de clientes. No ano passado, as vendas do comércio eletrônico atingiram um recorde de R$ 4,3 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro – período considerado de compras natalinas -, alta de 41% ante os R$ 3,05 bilhões do Natal de 2012, segundo dados da E-bit, empresa especializada em informações do varejo online.

No entanto, antes de começar a comprar online, é necessário checar se o ambiente está protegido pelo Certificado SSL e, portanto, seguro para as compras. Os internautas também devem se atentar aos ataques de phishing, que costumam fisgar o cliente por meio de e-mails com ofertas extremamente atraentes alocadas em sites falsos.

Para Maurício Balassiano, diretor de Tecnologia da Certisign, as pessoas, aos poucos, estão aprendendo a reconhecer os sinais de um site protegido pelo Certificado SSL, que são o cadeado no navegador, a letra S no HTTP e o Selo de Segurança. Mas o reconhecimento não termina na visualização destes símbolos. É imprescindível que o internauta clique no cadeado e no Selo de Segurança para verificar se, de fato, há um Certificado SSL válido e emitido por uma Autoridade Certificadora séria e ética.

VEJA ALGUNS CUIDADOS
. Ao acessar um site, confira a URL. Use um site de busca para verificar se existe mais de um endereço
. Verifique se a página possui Selo de Segurança. Este é o único Selo que atesta que o site é confiável para transações e inserções de dados. Se sim, clique sobre o Selo de Segurança, que geralmente fica fixado no rodapé da página do site, e verifique se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web da página em que você está
. Verifique se existe um cadeado fechado na barra do navegador e faça o mesmo processo do Selo de Segurança. Clique e confira as informações
. Observe se existe a letra S no endereço do site, ou seja, HTTPS