
Nesta semana a PolĂcia RodoviĂ¡ria Federal (PRF) do ParanĂ¡ fez mais uma ediĂ§Ă£o da OperaĂ§Ă£o Serra Segura, na BR-277, em SĂ£o JosĂ© dos Pinhais na RegiĂ£o Metropolitana de Curitiba, nesta semana. O objetivo da operaĂ§Ă£o Ă© orientar e tirar das estradas caminhões e carros que estĂ£o rodando com pneus sem condições de trĂ¡fego ou com outros problemas mecĂ¢nicos que possam colocar em risco, tanto o motorista do veĂculo quanto outros que estejam trafegando pelas estradas.
Pneus em mau estado de conservaĂ§Ă£o apareceram entre as principais causas dos 2.317 autos de infraĂ§Ă£o emitidos durante as edições Serra Segura. Por isso, a AssociaĂ§Ă£o Nacional da IndĂºstria de PneumĂ¡ticos (ANIP) listou dez quesitos sobre pneus que todos os motoristas devem sempre estar atentos para segurança de todos que trafegam pelas rodovias do PaĂs.
A associaĂ§Ă£o lembra que os pneus sĂ£o os Ăºnicos pontos de contato entre o veĂculo e o solo. Portanto, fazer a manutenĂ§Ă£o adequada Ă© essencial para garantir a segurança de todos. AlĂ©m disso, pneus sem a calibragem correta aumentam o gasto de combustĂveis. Ou seja, atĂ© o orçamento familiar agradece pela manutenĂ§Ă£o adequada com os pneus, evitando o gasto maior no posto e tambĂ©m com o pagamento de multas.
Dez fatos sobre pneus que todo motorista deve saber
1 Desgaste
Circular com pneus desgastados influencia a estabilidade do veĂculo e coloca em risco a segurança do motorista. Para saber se estĂ¡ na hora de trocar o pneu, basta conferir os TWIs (Tread Wear Indicators, em InglĂªs), saliĂªncias com 1,6 mm de altura presentes nos sulcos do pneu. Caso o desgaste esteja prĂ³ximo ou chegado a este indicador, troque o pneu. Vale sempre lembrar que a resoluĂ§Ă£o do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite Ă© ilegal. O veĂculo pode ser apreendido.
2 Calibragem
Os pneus devem ser calibrados semanalmente, sempre a frio, seguindo as orientações do manual do veĂculo. A baixa pressĂ£o deixa a direĂ§Ă£o mais pesada, aumenta o consumo de combustĂvel e tambĂ©m o desgaste dos pneus. AlĂ©m disso, eles ficam mais susceptĂveis a danos e rompimentos por choque em buracos. JĂ¡ quando os pneus tĂªm excesso de pressĂ£o, o desgaste Ă© mais acentuado no centro da banda de rodagem e pode resultar na perda de estabilidade em curvas. Quando for calibrar os pneus, aproveite para ajustar a pressĂ£o do estepe e verificar o seu estado. Ele deve estar sempre pronto para ser usado.
3 Excesso de peso
Os pneus foram concebidos para suportarem Ăndices de cargas especĂficos para cada modelo e aplicaĂ§Ă£o, inclusive considerando os projetos dos veĂculos onde serĂ£o instalados. O excesso de peso pode prejudicar a estrutura do pneu. Para evitar que isso aconteça, verifique as recomendações do fabricante do veĂculo para nĂ£o passar do seu limite.
4 Alinhamento
Impactos mais fortes podem causar desalinhamento da suspensĂ£o, o que resulta em desgaste irregular e prematuro dos pneus, bem como em desalinhamento da direĂ§Ă£o. Um dos indicadores destes problemas Ă© sentir o veĂculo puxando para um lado. Mesmo que isso nĂ£o aconteça, o alinhamento das rodas deve ser realizado a cada 10 mil quilĂ´metros rodados.
5 Balanceamento
Assim como o alinhamento, o balanceamento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados. Ele também deve ser feito caso sinta vibrações ou quando trocar o pneu.
6 RodĂzio
Com o passar do tempo, os pneus do veĂculo podem ter nĂveis diferentes de desgaste. Para compensar esse desequilĂbrio, deve ser realizado o rodĂzio de pneus, sempre de acordo com as orientações do manual do veĂculo. AlĂ©m de corrigir a diferença entre os pneus, o rodĂzio tambĂ©m melhora a estabilidade, especialmente em curvas e frenagens.
7 Produtos que atacam o pneu
Derivados de petrĂ³leo atacam a borracha dos pneus. Por isso, nĂ£o estacione sobre poças de Ă³leo e verifique se os produtos usados nas rodas tĂªm alguns destes elementos.
8 Saber ler o pneu?
JĂ¡ reparou nas letras e nĂºmeros na lateral do pneu? Eles estĂ£o relacionados a informações sobre o prĂ³prio pneu como carga e pressĂ£o mĂ¡xima, local e data de fabricaĂ§Ă£o, limite de velocidade, dimensões, tipo de construĂ§Ă£o e modelo.
9 Escolhendo o pneu certo
Chegou a hora de trocar o pneu e nĂ£o sabe qual Ă© o mais adequado? Consulte o manual do veĂculo. LĂ¡ pode encontrar o tamanho e os limites de carga e velocidade para que possa escolher o pneu certo.
10 O que fazer com o pneu usado?
JĂ¡ que vai trocar o pneu, que tal ajudar o meio ambiente? Basta deixar o pneu usado no ponto de venda quando for adquirir o novo. Dessa forma Ă© possĂvel destinĂ¡-lo de forma ambientalmente correta. Seus materiais podem ser usados para fabricar outros itens como asfalto-borracha, pisos de quadras esportivas e de playgrounds, bem como tapetes de borracha e solas de sapatos.