Nesta semana a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná fez mais uma edição da Operação Serra Segura, na BR-277, em São José dos Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba, nesta semana. O objetivo da operação é orientar e tirar das estradas caminhões e carros que estão rodando com pneus sem condições de tráfego ou com outros problemas mecânicos que possam colocar em risco, tanto o motorista do veículo quanto outros que estejam trafegando pelas estradas.
Pneus em mau estado de conservação apareceram entre as principais causas dos 2.317 autos de infração emitidos durante as edições Serra Segura. Por isso, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) listou dez quesitos sobre pneus que todos os motoristas devem sempre estar atentos para segurança de todos que trafegam pelas rodovias do País.
A associação lembra que os pneus são os únicos pontos de contato entre o veículo e o solo. Portanto, fazer a manutenção adequada é essencial para garantir a segurança de todos. Além disso, pneus sem a calibragem correta aumentam o gasto de combustíveis. Ou seja, até o orçamento familiar agradece pela manutenção adequada com os pneus, evitando o gasto maior no posto e também com o pagamento de multas.
Dez fatos sobre pneus que todo motorista deve saber
1 Desgaste
Circular com pneus desgastados influencia a estabilidade do veículo e coloca em risco a segurança do motorista. Para saber se está na hora de trocar o pneu, basta conferir os TWIs (Tread Wear Indicators, em Inglês), saliências com 1,6 mm de altura presentes nos sulcos do pneu. Caso o desgaste esteja próximo ou chegado a este indicador, troque o pneu. Vale sempre lembrar que a resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veículo pode ser apreendido.
2 Calibragem
Os pneus devem ser calibrados semanalmente, sempre a frio, seguindo as orientações do manual do veículo. A baixa pressão deixa a direção mais pesada, aumenta o consumo de combustível e também o desgaste dos pneus. Além disso, eles ficam mais susceptíveis a danos e rompimentos por choque em buracos. Já quando os pneus têm excesso de pressão, o desgaste é mais acentuado no centro da banda de rodagem e pode resultar na perda de estabilidade em curvas. Quando for calibrar os pneus, aproveite para ajustar a pressão do estepe e verificar o seu estado. Ele deve estar sempre pronto para ser usado.
3 Excesso de peso
Os pneus foram concebidos para suportarem índices de cargas específicos para cada modelo e aplicação, inclusive considerando os projetos dos veículos onde serão instalados. O excesso de peso pode prejudicar a estrutura do pneu. Para evitar que isso aconteça, verifique as recomendações do fabricante do veículo para não passar do seu limite.
4 Alinhamento
Impactos mais fortes podem causar desalinhamento da suspensão, o que resulta em desgaste irregular e prematuro dos pneus, bem como em desalinhamento da direção. Um dos indicadores destes problemas é sentir o veículo puxando para um lado. Mesmo que isso não aconteça, o alinhamento das rodas deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados.
5 Balanceamento
Assim como o alinhamento, o balanceamento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados. Ele também deve ser feito caso sinta vibrações ou quando trocar o pneu.
6 Rodízio
Com o passar do tempo, os pneus do veículo podem ter níveis diferentes de desgaste. Para compensar esse desequilíbrio, deve ser realizado o rodízio de pneus, sempre de acordo com as orientações do manual do veículo. Além de corrigir a diferença entre os pneus, o rodízio também melhora a estabilidade, especialmente em curvas e frenagens.
7 Produtos que atacam o pneu
Derivados de petróleo atacam a borracha dos pneus. Por isso, não estacione sobre poças de óleo e verifique se os produtos usados nas rodas têm alguns destes elementos.
8 Saber ler o pneu?
Já reparou nas letras e números na lateral do pneu? Eles estão relacionados a informações sobre o próprio pneu como carga e pressão máxima, local e data de fabricação, limite de velocidade, dimensões, tipo de construção e modelo.
9 Escolhendo o pneu certo
Chegou a hora de trocar o pneu e não sabe qual é o mais adequado? Consulte o manual do veículo. Lá pode encontrar o tamanho e os limites de carga e velocidade para que possa escolher o pneu certo.
10 O que fazer com o pneu usado?
Já que vai trocar o pneu, que tal ajudar o meio ambiente? Basta deixar o pneu usado no ponto de venda quando for adquirir o novo. Dessa forma é possível destiná-lo de forma ambientalmente correta. Seus materiais podem ser usados para fabricar outros itens como asfalto-borracha, pisos de quadras esportivas e de playgrounds, bem como tapetes de borracha e solas de sapatos.