Passada a Páscoa, o brasileiro já está de olho nos próximos feriados. Como o feriado de Páscoa é considerado  mais uma data para se passar em família, muita gente já começa a planejar as viagens para os próximos feriados. Ainda em abril teremos o dia 21, feriado de Tiradentes, mas como cai em um sábado, o melhor é programar os de maio, 1º (Dia do Trabalho), que cai em uma terça-feira, e 31 (Corpus Christi), que cai em uma quinta-feira. Nos dois casos,  para quem pode negociar, será possível emendar e aproveitar quatro dias de folga.
Uma dica é utilizar a internet para economizar tempo e dinheiro para fazer a próxima reserva. Alexis Manach, cofundador e co-CEO do Zarpo, agência online de turismo de luxo, dá algumas dicas para quem  quer planejar toda a sua viagem completamente online e de uma forma 100% segura.
Pesquise bem o seu destino
Agências como o Zarpo possuem, além da possibilidade de reservar hotéis e resorts, informações sobre os pontos turísticos e as atividades que podem ser realizadas nos destinos escolhidos.
Foco no atendimento
Para ter certeza da qualidade de uma agência e da seriedade quanto ao seu trabalho veja como ela trata os seus clientes. “No Zarpo prezamos por uma experiência completa do nosso cliente, de forma que fazemos um acompanhamento dele de ponta a ponta. Além disso, caso tenha alguma dúvida sobre o hotel ou destino temos os nossos Mordomos Zarpo, uma equipe de atendimento especializado, que fica à disposição 24h”, conta o executivo.
Termos e Condições
Para evitar desconfortos leia atentamente os termos e condições de viagens de cada hospedagem. “Cada empreendimento tem uma política para o horário de check-in e check-out, alimentação, uso dos espaços comuns e serviços. Quanto mais souber sobre esses detalhes menos dor de cabeça terá”, explica Alexis.
Antecedência
Uma das maiores comodidades que os serviços online trouxeram é a possibilidade de pesquisar e comprar os preços e disponibilidades dos hotéis com antecedência. “Para garantir a sua viagem e o melhor preço recomendamos sempre que o viajante conclua a sua compra assim que encontrar o seu pacote ideal com o melhor preço. Se ele deixar para o dia seguinte muitas vezes não encontrará a mesma oferta”, ressalta o cofundador e co-CEO do Zarpo.
Fique de olho
Como imprevistos pode, acontecer, uma dica na hora de fazer as reservas é checar a política de cancelamento e devolução dos valores, que possam ser exigidos para efetuar a reserva.
A dica é dar preferência para os locais que não exijam pagamentos antecipados e permitam o cancalamento das reservas sem o pagamento de parte das mesmas. 


Dicas para compras seguras

Esclareça tudo sobre o pacote de viagem. Muitas agências de viagens não colocam as informações claras para o consumidor. Não importa se o atendimento é presencial ou via internet. Pergunte absolutamente tudo. O que está incluído no pacote? Como funciona a hospedagem? Alguma refeição incluída? Passeios? Quais? Passagens aéreas?
Verifique todos os serviços incluídos do pacote de viagem, mesmo para a compras online. O contrato deve conter o que o pacote abrange (os serviços).
Dias antes da viagem, solicite a confirmação da agência. A confirmação precisa ser comprovada. Com nota de débito, recibo da fatura ou, até mesmo, um e-mail.
Jamais aceite passagens sem ter o número do assento e desconfie dos valores muito baixos. As companhias costumam vender os três últimos assentos, sem numeração, por preços menores. A questão é que o espaço é ainda menor para as pernas. Uma pessoa de idade não consegue se acomodar. Uma medida que pode evitar problemas com as empresas aéreas ou, até mesmo, outro tipo de confusão. Ter esse comprovante é a prova que o transporte está contratado.
Antes da viagem, peça a confirmação da reserva do hotel. Essa é uma garantia importante de um dos serviços (= hospedagem) para quem adquiriu o pacote de viagem. Confirmação escrita ou por e-mail. Quem nunca ouviu falar sobre casos de turista que comprou o pacote, chegou ao hotel e não tinha reservas?
Programação da viagem com os passeios. Saiba sobre tudo que está pagando. Durante viagens, muitas agências oferecem pacotes que, muitas vezes, o consumidor não pagou. A programação permite que o turista saiba quais os passeios estão ou não inclusos no seu contrato. Ninguém precisa ser surpreendido com a “conta final”.
Guarde todos os materiais de divulgação. Materiais promocionais, recortes de jornais/revistas e, até mesmo, salvar as páginas da internet da divulgação do produto. Se algo der errado, fica mais fácil buscar os direitos.