Foi vítima de fraude na internet? Veja atitudes para evitar perdas maiores

Especialista lista medidas que o consumidor precisa tomar após constatar que teve os dados invadidos

Redação Bem Paraná

As ameaças digitais estão cada dia mais avançadas e presentes tanto na vida das pessoas quanto na rotina das empresas. Mensagens não solicitadas, sites suspeitos, e-mails com links desconhecidos podem gerar uma série de problemas. Provedora de segurança digital focada na detecção e prevenção total de fraudes eletrônicas, a Cyxtera aponta que uma estratégia de proteção contra riscos digitais é fundamental. 

“Isso incluiria o uso de uma solução que monitora sites para encontrar páginas de phishing e implementar uma política DMARC (Autenticação, Relatório e Conformidade de Mensagens Baseada em Domínio). Autenticação multifator, proteção por senha e antivírus são básicos”, afirma Michael Lopez, VP e gerente-geral de Total Fraud Protection da Cyxtera. se

No entanto, se o ataque se consumou, há medidas que devem ser tomadas imediatamente. “São atitudes que têm potencial para diminuir o impacto de alguns dos golpes cibernéticos mais frequentes, como o phishing, por exemplo”, aponta Lopez.

O que fazer após constatar ataques

Cuidados para evitar as fraudes

1 Fique atento aos quesitos de segurança do cartão

2 Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail

3 Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados

4 Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões

5 Nunca informe a sua senha ou dados do cartão a outras pessoas

6 Fique atento aos SMS de acompanhamento

7 Observe os sites antes de comprar pela internet

8 Acompanhe sempre o seu extrato de despesas

9 Mantenha o seu cadastro atualizado

10 Fique atento!