Lanches Hot Pocket tem excesso de sódio

Avaliação da Pro Teste desaconselha que crianças menores de 10 anos consumam o produto

Da Redação

Práticos, mas cheios de sódio e não são recomendados para crianças, segundo a avaliação da equipe da Pro Teste Associação de Defesa do Consumidor. Esse é o resultado de uma primeira análise feita pela organização sobre o Hot Pocket Sadia Pizza nos sabores frango com requeijão e calabresa. São porções são individuais (100g) e ficam prontas em pouco mais de um minuto no micro-ondas. Elas devem ser mantidas congeladas até o preparo.

Conforme a avaliação, os rótulos dos produtos trazem todas as informações exigidas por lei. Na embalagem do Hot Pocket Pizza há a informação de que o produto contém 28% das necessidades diárias de sódio de um adulto. A quantidade, segundo a avaliação dos coordenadores do estudo, é considerada acima do recomendado para um lanche de um adulto. Por esse motivo, as crianças não devem consumi-lo.
Os dois sabores apresentam mais de 100% das necessidades diárias de sódio das crianças até 10 anos.

Outro ingrediente encontrado pela análise foi o glutamato monossódico — uma aditivo realçador de sabor — que, segundo a Pro Teste, pode ser usado para mascarar ingredientes de baixa qualidade.  O produto foi encontrado no produto de sabor frango com requeijão. Além da questão da qualidade, o glutamato monossódico pode causar alergias em pessoas sensíveis e, segundo estudos recentes, pode induzir à obesidade, conforme relato da equipe da Pro Teste.

Os dois sabores analisados declaram não ter gordura trans mas trazem colesterol, ainda que em quantidades pequenas. Entretanto, é bom não abusar, pois nosso organismo produz a maior parte do colesterol necessária ao seu funcionamento.