A popularidade dos molhos prontos para salada vem crescendo muito nos últimos anos, assim como as vendas. A equipe da Pro Teste avaliou 16 molhos prontos para salada, sendo 6 à base de queijo e 10 à base de vinagre. O resultado não foi muito bom. A maioria tem muito conservante e glutamato. E, além disso, alguns produtos não devem ser oferecidos às crianças: Taeq Italian Light, Carrefour Italian e Liza (em suas três versões).

Entre os produtos à base de queijo, o melhor do teste foi o Good Light Parmesan, que acumula ainda o título de a escolha certa. Dos produtos à base de vinagre, o melhor do teste foi o molho Uncle Bens Ervas Fina, que também acumula o título de a escolha certa. Uncle Bens Ervas Finas Good Light Parmesan Light.

Informação — De acordo com os dados da pesquisa, nos rótulos dos produtos faltam informações importantes ao consumidor. Nenhuma marca informa data de fabricação. Carrefour, Great Value, Jurema, Liza e Uncle Bens não dizem em quanto tempo o produto deve ser consumido após aberto. O Carrefour não adverte, ainda, sobre a necessidade de o frasco ser agitado antes de servir o molho.

Sal — Todas as marcas apresentam mais sal do que dizem ter, embora a grande maioria dos produtos apresente bons teores. Na medição das quantidades de sal, o Taeq Ceasar Light foi o molho que apresentou menos sal. O Jurema Parmesan, o Great Value Italian e o Uncle Bens Ervas Finas têm quantidades um pouco mais elevadas de sal e devem ser consumidos com moderação. Como os molhos, em geral, já são salgados, evite adicionar sal à sua salada se for lançar mão do ingrediente para temperá-la.

Conservantes — A equipe avaliou ainda a quantidade de conservantes. Este foi um critério limitante da avaliação. O conservante mais utilizado como fungicida e bactericida pela indústria alimentícia é o sorbato de potássio. Esse é um conservante natural, já que pode ser encontrado em algumas frutas e, portanto, sua utilização moderada é admissível. Mas alguns produtos ultrapassam os limites legais: Hellmann’s Parmesão, Liza Caseiro tradicional e light e Jurema Italian.

Foram ainda encontrados também cinco produtos que utilizam, embora em poucas quantidades, um outro conservante: o benzoato de sódio. Embora a legislação brasileira permita seu uso, há estudos que indicam que, consumida em demasia, essa substância pode ter conseqüências ruins para o organismo, principalmente em crianças.

Apresentaram benzoato de sódio: Taeq Italian Light, Carrefour Italian e Liza. Não encontramos problemas com as quantidades de gordura, carboidratos ou corantes. Todas as marcas estão em conformidade com a lei nesses aspectos.

Glutamato — O produto é um aditivo do grupo dos intensificadores de sabor. Esse foi um critério limitante na avaliação final para os produtos que apresentaram valores acima do permitido pela legislação. Os intensificadores de sabor não desempenham nenhuma função, servem apenas para mascarar a utilização de ingredientes de baixa qualidade.

 Marcas de molho pronto para salada analisadas pela Pro teste

Á base de queijo

* Good Light Parmesan Light Carrefour Parmesão — Molho à base de vinagre, queijo parmesão e ervas finas  

* Jurema Parmesan  — Molho tipo vinagrete com orégano e queijo tipo parmesão

*  Liza Molho — à base de queijos, ervas e especiarias

* Hellmann’s Parmesão — Com queijo parmesão e ervas finas

* Taeq Caesar Light — Molho para salada à base de vinagre, queijo e especiarias.

À base de vinagre

* Uncle Bens Ervas Finas — Molho à base de vinagre, orégano, manjericão e alecrim

* Jurema Italian Light — Molho tipo vinagrete com orégano e queijo parmesão

* Good Light Italian Light — Molho à base de vinagre com orégano e especiarias

* Great Value Italian Hellmann’s Italiano — Molho tipo vinagre com orégano e queijo parmesão

* Carrefour Italian — Molho à base de vinagre, especiarias e queijo parmesão

* Taeq Italian Light — Molho para salada tipo vinagrete

* Jurema Italian — Molho à base de vinagre com orégano e queijo parmesão

* Liza Caseiro — Molho à base de vinagre.