Ao avaliar 12 marcas de papel higiênico quanto a rotulagem, suavidade, praticidade, microbiologia e absorção, a Proteste Associação de Consumidores encontrou problemas na marca Sublime. Foram detectadas bactérias acima dos limites aceitáveis. O produto dessa marca também teve avaliação fraca quanto à suavidade e absorção. Por isso, a entidade não recomenda a compra.
A análise da metragem foi acompanhada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) e não constatou problemas, pois todos tinham o mesmo comprimento indicado nas embalagens.
Os resultados da análise microbiológica, que avaliou se havia contaminação por bactérias, fungos ou produtos químicos foram muito bons e dentro do esperado para as marcas Super Paloma, Le Blanc Excellence e Cotton Deluxe. Os papéis Mili Bianco, Dualette Ultra e Bob foram aceitáveis nessa análise. Tiveram bons resultados: Scott, Neve, Personal Vip, Alpino, todos de folha dupla, além do Floral, o único de folha simples a obter tal classificação.
Para o teste de resistência foi utilizado um dinamômetro nos papéis secos e úmidos para verificar se não rasgam durante o uso. Os melhores resultados ficaram com Dualette Ultra e Cotton Deluxe. Neve, Personal Vip, Scott, Alpino, Super Paloma e Bob tiveram bons resultados. Le Blanc Excellence, Sublime e Floral, tiveram desempenho aceitável. Apenas o Mili Bianco não demonstrou boa qualidade e ficou com resultado abaixo dos demais.
Para quem quer economizar e não se importa em adquirir um produto não tão gentil com a pele, há duas opções de marcas: Paloma e Floral.
Um painel de especialistas avaliou a suavidade dos papéis e o Neve se destacou pela maciez e o Scott também foi muito bom nisso. Entretanto, nenhum atingiu nota máxima. Todos os de folha simples tiveram avaliação abaixo do desejado.
Quanto ao desempenho na hora da limpeza, o produto Cotton Deluxe foi o que se saiu melhor, apresentando excelentes características de absorção. Os papéis higiênicos Scott, Personal Vip, Alpino e Mili Bianco tiveram bons resultados. Já as marcas Neve, Paloma e Floral foram apenas aceitáveis nessa análise. E Dualette Ultra, Le Blanc Excellence, Bob e Sublime obtiveram desempenho inferior ao esperado.
Apesar de não ser o mais suave, o Cotton Deluxe conseguiu ser superior aos demais e ter uma boa relação custo-benefício. Já Scott e Neve tiveram desempenho melhor no quesito suavidade e foram bem nas demais características avaliadas.
As marcas avaliadas foram: Cotton de Luxe, Scott, Neve, Personal Vip, Alpino, Le Blanc Excellence e Dualett Ultra. Todos com folha dupla e rolo de 30 metros. Com folhas simples e rolos de 60 metros: Super Paloma, Bob e Mili Bianco. E rolos de 30 metros e folhas simples: Floral e Sublime.
A avaliação completa está na revista Proteste número 121 de fevereiro, no site: www.proteste.org.br
Assine
e navegue sem anúncios