Procon dá dicas sobre as compras para o Dia das Mães

Pedir a nota fiscal é o principal para reclamar possíveis defeitos do produto comprado; pesquisar preços em tempo de inflação também é necessário

Ayrton Tartuce

Comércio (Franklin de Freitas)

Com a proximidade do Dia das Mães, no próximo domingo, o Procon-PR (Proteção e Defesa do Consumidor) orienta os consumidores para evitar erros e dores de cabeça após a compra do presente. O órgão é vinculado à Secretaria estadual da Justiça e Cidadania (Seju).

“A primeira dica é fazer uma lista de quantos presentes é preciso comprar. Tem o presente da mãe, das duas avós, de uma tia próxima. É importante fazer essa verificação, inclusive sobre o orçamento disponível para evitar uma situação de endividamento, compra a prazo e pagamento de juros”, afirmou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Desde a semana passada, algumas pesquisas mostram o comportamento do brasileiro para o Dia das Mães. Ainda com alguma desconfiança com relação à economia, de modo geral o consumidor deve ser cauteloso nas compras, mas sem deixar de dar um mimo às mães.

Na reta final para o dia 14 de maio, os consumidores de última hora prometem movimentar as vendas das grandes redes varejistas e do comércio local. Pesquisa da TIM, com mais de 440 mil clientes pré-pagos de todo Brasil apontou que a maioria dos filhos (28% dos entrevistados) pretende gastar até R$ 100 com os presentes para as mamães.

Já 25% dos participantes desembolsarão de R$ 100 a R$ 300. Na soma das duas faixas, mais da metade dos brasileiros gastará menos de R$ 300. Outros 14% responderam que darão presentes de até R$ 800, enquanto 9% investirão até R$ 1.200, e apenas 7% de mães sortudas ganharão presentes de mais de R$ 1.200. Para o público respondente, os principais meios de pagamento ainda são o dinheiro vivo (44%) e o PIX (21%).

Produtos
Se depender dos participantes da pesquisa, as mamães darão uma atualizada no guarda-roupa, já que 24% afirmam que comprarão peças de vestuário. Os que pretendem comprar perfumes somam 12%, e 11% afirmaram que vão apostar nos acessórios.

O resultado aponta, ainda, que as lojas físicas devem receber 57% dos que responderam ao estudo, enquanto as virtuais, segundo as respostas, serão responsáveis pelos presentes de 34% dos participantes.

As mães dominam (66%), é claro, a intenção de compra de presentes na data. Porém, 16% afirmaram que comprarão presentes para a namorada ou esposa, e outros 14% disseram que vão presentear a irmã.

Para comemorar a data, o almoço de domingo é a escolha da esmagadora maioria. Seja na casa de familiares ou em restaurante, 72% afirmaram que é em torno da mesa que se reunirão com suas mães.

A pesquisa foi feita por meio da plataforma TIM Ads, com a base de clientes pré-pagos da operadora. Foram mais de 440 mil participantes em todo o Brasil, sendo que 85% têm até 35 anos.

Dicas de Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR

Confira essa e outras dicas no site do Procon e no Instagram da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Moda
Estação influencia na compra

Um estudo feito pelo Mercado Livre, líder em e-commerce na América Latina, mostrou que 60% dos consumidores começaram a visitar a plataforma com três semanas de antecedência no ano anterior. De acordo com o estudo, itens de beleza, cuidados pessoais, moda e eletrônicos se destacam nas buscas dos consumidores, apresentando um aumento significativo de procura no período.

Na categoria de moda, percebe-se um impacto sazonal grande no momento da escolha. A chegada do outono e a queda nas temperaturas em boa parte do país influenciam nas buscas, em que se destacam peças de inverno, por exemplo. Analisando o mês de abril em comparação a março deste ano, a pesquisa por blusa de lã cresceu 595%. No mesmo período, as buscas por poncho aumentaram 438%, seguidas por blusa de tricô (+335%) e blazer feminino (+81%).

Outros produtos que registraram aumentos significativos nas buscas foram bota e botas femininas, com um crescimento de 80%. A busca por tênis feminino também apresentou um crescimento no período (+24%).

Já em beleza e cuidados pessoais, uma tendência chama a atenção: perfume para cabelo cresceu 55% nas buscas desde o início de abril deste ano e é um dos cosméticos em destaque, seguido de paleta de maquiagem (+42%), batom matte (+40%) e perfume (+24%).

Itens eletrônicos também costumam ter a preferência dos consumidores durante a data. Isso já se reflete no crescimento de vendas em alguns produtos que são carros chefe em datas presenteáveis, como notebook (+49%), fone de ouvido (+41%) e smartphones (+16%). Olhando para eletroportáteis, airfryer ganha destaque, com um crescimento nas vendas de 73%. Os dados são do mês de abril em comparação com o mesmo mês do ano anterior.