Procon-PR notifica Amil e APS sobre problemas no atendimento dos usuários de plano de saúde

Redação Bem Paraná

Geraldo Bubniak/AEN

O Procon-PR, por determinação do secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná Ney Leprevost, notificou, na sexta (11), as empresas AMIL e APS – Assistência Personalizada à Saúde, em razão da demora e dificuldade no atendimento de consumidores de planos individuais e familiares.

Em dezembro do ano passado a AMIL transferiu aproximadamente 340 mil consumidores de planos individuais para a empresa APS, também pertencente ao grupo, mas que até então contava com apenas 11 mil pacientes, Em janeiro deste ano, numa nova transação, a APS tentou efetuar a venda da carteira de usuários para a Fiord, empresa de investimentos e mais dois sócios, conforme amplamente noticiado. Todavia, a ANS barrou a operação.

“O fato da ANS ter suspendido a tentativa de venda da empresa APS, pertencente a Amil, para a empresa FIORD sem que se tenha garantias de sustentabilidade, manutenção dos contratos firmados pelos consumidores e da rede de prestadores de serviço é bastante preocupante, ainda mais para usuários que se encontram em tratamento de saúde e idosos”, afirmou Leprevost.

Na investigação, vários esclarecimentos estão sendo solicitados, tais como quantos consumidores do Paraná fazem parte da carteira de beneficiários transferidos para a APS; com quanto de tempo de antecedência e de que forma os beneficiários foram comunicados a respeito da transferência da carteira de planos individuais e familiares da AMIL para a APS; se a rede de atendimento continua sendo disponibilizada; se houve descredenciamento de médicos, laboratórios, hospitais e outros prestadores no Paraná e ainda se as empresas disponibilizaram canais de atendimento para solucionar as reclamações dos consumidores.

Após o recebimento da notificação, as empresas têm até 10 dias úteis para apresentar os documentos mencionados.

Claudia Silvano, chefe do Procon-Pr lembra que o consumidor pode formalizar sua reclamação individual AQUI.