No momento de decorar a casa muitos moradores ficam em dúvida sobre qual estilo é mais apropriado no ambiente, além de se perguntarem qual sua verdadeira preferência diante de tantas opções. Foi a partir desses questionamentos que Anna Gomes, designer de interiores e professora do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), elaborou um teste de estilos que é aplicado para descobrir qual a preferência de cada consumidor. Isso facilitou muito no momento de elaborar o projeto de interiores, pois o cliente vai apontar qual linha o designer pode seguir, condicionando a proposta de acordo com o gosto do morador, explica a professora.

Segundo a designer, o Brasil tem uma diversidade cultural muito grande e na hora de decorar fica difícil para o consumidor apontar para um só estilo. A gama de opções que temos e a herança dos mais diversos povos, tornam a escolha por um gosto na decoração muito difícil. É comum um cliente dizer que aprecia peças que são clássicas e, ao mesmo tempo, optar por um objeto contemporâneo, que são estilos bem diferentes. Por isso senti a necessidade de elaborar o teste, comenta.

Para realizar o teste é simples. Anna elaborou 8 perguntas sobre decoração como qual luminária, cadeira ou modelo de quarto o cliente prefere. Para cada questão existem diversas imagens com opções de estilos diferentes. A pessoa deve escolher apenas uma opção de cada pergunta. Ao lado de cada opção existe um número, que no final do teste o cliente vai somar e descobrir qual estilo ele tem preferência, esclarece.

O teste é dividido em 7 tipos de estilos: Clássico; Minimalista; Contemporâneo / Moderno; Oriental; Rústico / Naturalista; Vintage / Retrô e Eclético. No final do questionário, a professora também explica as características de cada um e como o consumidor sabe se aquela é a preferência dele. Cada estilo possui uma característica bem singular, que vai demonstrar a personalidade e o estilo de vida do consumidor. Tudo isso será favorável na elaboração do projeto, que ficará de acordo com a escolha do cliente, finaliza.

O CEPDAP realizar um curso técnico em Design de Interiores. O curso é credenciado pela Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) e pelo CREA-PR. A capacitação prepara o profissional para desenvolver projetos exclusivos, de acordo com a necessidade de cada cliente e com preocupação ecológica. Mais informações pelo site http://www.cepdap.com.br, pelo telefone (41) 3029-4044 e também na fanpage http://www.facebook.com/cepdap.profissoesinovadoras